O que é a marca da besta? Um chip? Uma tatuagem?

A Bíblia apenas diz que a marca da besta será uma marca colocada na mão ou na testa de cada pessoa, com o nome ou o número da besta. Não diz a forma que essa marca tomará. A marca da besta servirá para identificar os adoradores da besta.

A profecia da besta, no livro de Apocalipse, conta sobre uma pessoa muito poderosa que será adorada como um deus e que perseguirá os seguidores de Jesus. Apocalipse 13:16-17 fala sobre uma marca que todos debaixo do domínio da besta são obrigados a receber. Essa marca será necessária para fazer trocas comerciais e será exigida de todas as pessoas, de todas as classes sociais.

Não sabemos muito sobre a marca da besta, mas a Bíblia nos dá algumas informações principais:

  • Será colocada na testa ou na mão direita
  • Será o nome da besta, ou o número de seu nome - 666
  • Ninguém poderá comprar nem vender sem ela
  • Será sinal que a pessoa adora a besta

Aqueles que receberem a marca da besta terão o benefício de sua proteção mas, o fim, serão castigados e lançados com ele no lago de fogo (Apocalipse 14:9-11). Somente quem se manter fiel a Deus será salvo.

Descubra aqui: o que significa 666?

Que forma tomará a marca da besta? Chip? Tatuagem? Código de barras?…

Ninguém sabe exatamente como será a marca da besta. A Bíblia não diz nada sobre isso, logo não podemos ter a certeza do que a marca da besta vai ser. Mas existem duas teorias principais sobre a marca da besta:

1. Será uma marca literal

A marca da besta poderá ter forma física, como uma tatuagem, um chip ou outra coisa parecida. Nesse caso, a marca da besta será recebida como sinal visível da devoção à besta e servirá para identificar seus adoradores. Poderá ter tecnologia para realizar transações comerciais, ou poderá ser apenas uma marca de identificação de quem tem permissão para comprar e vender. 

Veja aqui: quem é o anticristo?

2. Será uma marca simbólica

Como a linguagem no livro de Apocalipse é muito simbólica, cheia de metáforas, a marca da besta poderá representar outra coisa, como uma marca espiritual. A marca poderá ser uma certa atitude de adoração à besta, ou um ato de idolatria.

De qualquer forma, essas são apenas teorias. Por enquanto, a verdadeira natureza da marca da besta ainda não foi revelada.

Veja também: o fim do mundo está próximo?

Como posso me proteger da marca da besta?

Nenhum cristão quer receber a marca da besta, porque sabe que é sinal de condenação. Embora ainda não se sabe como será a marca da besta, há uma forma simples de se proteger. Evite a idolatria.

A marca da besta está associada à adoração da besta. Para receber a marca da besta, provavelmente será necessário mostrar devoção à besta. Isso é idolatria. Logo, se você se recusar a adorar outro que não seja Deus, você não vai receber a marca da besta. O cristão que realmente ama Jesus não precisa ter medo de receber a marca da besta por acidente.