Quem é o anticristo?

O anticristo é todo aquele que nega que Jesus é o Cristo. O anticristo se opõe a Cristo. O Anticristo é também um dos títulos associados à besta.

O anticristo e a besta

A besta de Apocalipse 13 é interpretada como sendo o grande anticristo, porque tentará roubar toda a adoração que só Jesus merece. A palavra anticristo só aparece em 1 e 2 João mas a besta tem as caraterísticas do Anticristo.

A besta continuará a fazer o que o diabo tem feito desde que Jesus veio: tentar impedir as pessoas de conhecerem a verdade da salvação. Seu trabalho será o de todo anticristo: substituir a verdade pela mentira.

Veja aqui: o que significa 666?

Várias profecias na Bíblia falam sobre uma pessoa com muito poder que se levantará nos últimos tempos e que vai se opor ao povo de Deus. Essa pessoa é conhecida como o Anticristo, a besta, o perverso, o homem do pecado e o filho da perdição (2 Tessalonicenses 2:3-4).

Muitas pessoas no História foram acusadas de ser o Anticristo mas sem razão. O Anticristo será uma pessoa usada pelo diabo que dominará sobre o mundo todo, fazendo sinais e maravilhas, enganando muitos e recebendo adoração como deus (2 Tessalonicenses 2:8-10). O Anticristo perseguirá quem ama Jesus e só será destruído quando Jesus voltar. Até agora não há ninguém que cabe no perfil do Anticristo.

Leia aqui: o que é a besta do Apocalipse?

Outros anticristos na Bíblia

A Bíblia fala sobre o “espírito do anticristo” (1 João 4:2-3). Esse espírito atua na vida de muitas pessoas que ensinam falsas doutrinas, negando que Jesus é a encarnação de Deus e que veio salvar o mundo. Esse espírito tem agido desde o início da igreja, procurando enganar a muitos, até dentro da igreja.

Muitos anticristos são pessoas que saíram do meio da igreja para ensinar coisas erradas. Eles conheceram mas rejeitaram a verdade (1 João 2:18-19). Alguns até podem parecer cristãos e seguir princípios bíblicos mas negam Cristo.

Veja também:  quais são os sinais do fim do mundo?

Como reconhecer um anticristo?

O anticristo é quem nega que Jesus é o Cristo, a encarnação de Deus na terra (1 João 2:22-23). Essa pessoa recusa aceitar a verdadeira identidade de Jesus: Deus feito homem. Um anticristo poderá acreditar que Jesus é Deus mas nunca veio como um homem verdadeiro; ou poderá dizer que Jesus era apenas um homem, não Deus; ou poderá nem acreditar que Jesus existiu! O anticristo espalha mentiras sobre Cristo.

Todo crente deve tomar cuidado contra ensinamentos de anticristos. É muito importante conhecer a verdade da Bíblia, para não ser enganado. Jesus é Deus. Ele veio como um homem para salvar o mundo do pecado. Ele pode salvar você. Todo que nega isso é o anticristo (2 João 1:7).