O que é a besta do Apocalipse?

A besta do Apocalipse é uma criatura que recebe poder e autoridade de satanás para dominar sobre o mundo. As nações adoram a besta e recebem sua marca na testa ou na mão. A besta de Apocalipse normalmente é associada ao Anticristo.

Na visão de Apocalipse 13, João viu uma besta que saía do mar. A besta tinha:

  • Dez chifres com dez coroas
  • Sete cabeças com sete nomes de blasfêmia
  • Aparência de leopardo
  • Pés de urso
  • Boca de Leão

O dragão (satanás) deu autoridade e poder à besta para governar o mundo. Uma das cabeças da besta tinha sido ferida mortalmente mas tinha sido curada. As pessoas se maravilhavam com esse milagre e adoraram a besta e o dragão (Apocalipse 13:3-4). A besta tinha poder para lutar contra os santos e vencê-los.

Veja aqui: quem é o anticristo?

A segunda besta

Outra besta saiu da terra, com dois chifres como um cordeiro e que falava como dragão. Essa besta também tinha grande autoridade e fazia milagres no nome da primeira besta. Ela liderava os povos na idolatria à primeira besta e até fazia uma imagem falar! (Apocalipse 13:14-15)

A segunda besta obrigou todos a receber uma marca na mão direita ou na testa. Ninguém podia comprar nem vender sem essa marca: o nome da besta ou seu número – 666.

Veja também: o que significa 666?

Quem é a besta do Apocalipse? O que representa?

Tanto a primeira como a segunda besta são servos de satanás, que vêm para enganar o mundo. A primeira besta quer a adoração que pertence somente a Jesus. Tal como Jesus, a besta foi ferida mortalmente mas voltou a viver. A segunda besta é um falso profeta, que incentiva essa idolatria.

Ninguém sabe quem são as bestas do Apocalipse. Existem muitas teorias sobre quem poderá ser mas a Bíblia não dá uma resposta. Também não podemos dizer se já surgiram ou se ainda vão surgir. Esse é um mistério que ainda não foi revelado.

No entanto, temos algumas pistas que ajudam a entender melhor quem são as bestas:

A descrição da primeira besta

A primeira besta tem caraterísticas de outra visão em Daniel 7 sobre quatro animais:

  • um leão (provavelmente representando o império Babilônico)
  • um urso (império Medo-Persa)
  • um leopardo (império Grego)
  • um animal feroz com dez chifres (possivelmente o império Romano)

Isso poderá significar que a primeira besta está ligada a esses quatro impérios ou só ao império Romano. Ou talvez é um império ou governante com caraterísticas parecidas com desses impérios.

O número da besta

A Bíblia diz que o número da besta é o número de um homem (Apocalipse 13:18). Então a segunda besta provavelmente não é um império nem uma organização. É uma pessoa com grande influência política, econômica e religiosa.

Não sabemos quem são as duas bestas do Apocalipse mas essa visão nos ensina uma lição importante. Quem ama Jesus será perseguido. Há muita pressão para comprometer a fé para evitar muitas dificuldades na vida mas precisamos ser fiéis até a morte. Deus recompensa quem não desiste de O seguir. No fim, Deus irá destruir todo enganador (Apocalipse 19:20).