O fim do mundo está próximo?

Sim, o fim do mundo está próximo. Ninguém sabe quando será o fim dos tempos mas podemos ver pelos sinais que está próximo. Jesus em breve vem!

Na Bíblia Sagrada, vemos alguns sinais revelados por Jesus em Seu sermão escatológico, para sabermos quando será a aproximação do fim do mundo (Mateus 24:32-33). Esses sinais são:

  • Falsos profetas e falsos cristos – pessoas que afirmam ser Jesus ou um profeta de Deus, enganando muitas pessoas – Mateus 24:23-24
  • Guerras e rumores de guerras – muitas nações lutando entre si – Marcos 13:7
  • Fomes e terremotos – desastres naturais em vários lugares – Lucas 21:11
  • Perseguição a cristãos – os cristãos serão odiados por todas as nações e alguns serão mortos – Mateus 24:9
  • Muita maldade – por causa da maldade no mundo, muitos desistirão de amar – Mateus 24:12-13
  • Pregação do evangelho – o evangelho será pregado a todas as nações – Mateus 24:14
  • Instabilidade em Israel – sofrimento, guerra e sacrilégio – Lucas 21:23-24
  • Uma grande tribulação – haverá tribulação como nunca houve antes – Mateus 24:21-22
  • Sinais no céu – o sol e a lua deixarão de brilhar e as estrelas cairão do céu – Marcos 13:24

Veja também: como será o fim do mundo?

Podemos ver muitos desses sinais nos dias de hoje. Desde o início da igreja, têm aparecido muitos falsos profetas e falsos cristos, que distorcem o evangelho. Sempre houve muitas guerras mas cada vez mais a guerra afeta o mundo todo. Também sempre houve fomes e terremotos, embora estudos mostrem que os terremotos estão a aumentar. Existe muita maldade, que leva muitas pessoas a desanimar e deixar de amar.

Israel é um país constantemente em luta com seus vizinhos e os judeus são um povo muito perseguido. Por onde quer que vão, os cristãos são odiados e perseguidos. Mesmo assim, o evangelho tem sido pregado a praticamente todas as nações do mundo. Existem pouquíssimas regiões do mundo onde nunca houve contato com o evangelho!

Não sabemos se já passou a grande tribulação ou se ainda vai acontecer. Também não vimos ainda os sinais no céu, mas esses só deverão aparecer mesmo no fim. Mas todos os outros sinais estão a acontecer. Isso indica que a vinda de Jesus está próxima.

Descubra aqui: o que é a Grande Tribulação?

Por que o fim do mundo ainda não aconteceu?

Tudo está pronto para a chegada do fim. Jesus pode chegar a qualquer momento. Mas a Bíblia dia que Deus é paciente conosco e quer que todos sejam salvos (2 Pedro 3:8-9). O mundo ainda não acabou porque Deus é misericordioso e quer dar a todos uma segunda chance antes de trazer o julgamento.

Jesus avisou que ele vai chegar em breve (Apocalipse 22:12-13). Não sabemos quando voltará mas pode acontecer a qualquer momento, por isso precisamos estar preparados em todo tempo. Não precisamos ter medo. Para estarmos preparados apenas precisamos entregar nossas vidas a Jesus e viver em obediência a Deus (2 Pedro 3:11). Assim não seremos apanhados desprevenidos.

Veja aqui: como será a segunda vinda de Jesus?