Segundo a Bíblia qual é a idade da terra?

A Bíblia não diz qual é a idade da terra. Não há nenhuma indicação específica sobre a data da criação. A data da criação do mundo tem sido calculada entre 6000 a 4 500 000 000 de anos atrás!

O que é a “teoria da terra jovem”?

A teoria da terra jovem sugere que terra foi criada há cerca de 6000 anos atrás. Essa teoria assume que a terra foi criada literalmente em 6 dias e soma as genealogias de Gênesis 5 e 11, calculando para trás a partir de Abraão.

As teorias sobre a formação natural da terra sem a intervenção de Deus exigem uma idade muito maior da terra. Hoje em dia, os defensores dessas teorias dizem que a terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos.

Veja aqui mais sobre esse debate: Deus criou o mundo em sete dias?

Entre esses dois extremos existem muitas teorias que procuram reconciliar as evidências bíblicas e científicas. As provas são todas duvidáveis, tanto dos ateus como dos religiosos, e dependem muito da forma como as interpretamos.

Como calcular a idade da terra a partir da Bíblia?

Chegar a uma data para a criação na Bíblia depende:

  • Da interpretação – algumas pessoas leem a história de Gênesis 1 como literal, por isso crêem que a criação levou 6 dias. Outras pensam que é uma metáfora, então pode ter durado mais tempo.
  • Da noção de dia – na Bíblia a palavra “dia” nem sempre representa 24 horas. Às vezes representa eras de tempo indefinido. Dependendo de como interpretamos os 6 dias da criação, pode ter levado uma semana ou muitos anos.
  • Das genealogias – as listas dos descendentes de Adão e Noé têm exatamente 10 gerações cada. Isso provavelmente indica que as genealogias estão incompletas, só registrando as pessoas mais importantes. A lista poderá ser mais extensa, sendo a terra muito mais antiga que 6000 anos.

Veja também: a Bíblia dia que a terra é o centro do universo?

Como calcular a idade da terra cientificamente?

Algumas formas científicas para descobrir a idade da terra são:

  • Datação radiométrica – os cientistas calculam a idade de rochas a partir do nível de degradação dos seus átomos. A idade das rochas mais antigas foi calculada em vários milhões de anos. No entanto, essa técnica não leva em conta a possibilidade de a degradação ocorrer a velocidades diferentes em tempos diferentes e alguns cálculos provaram estar errados.
  • Camadas rochosas – os geólogos calculam a idade da terra de acordo com o tempo que teria levado para criar diferentes camadas rochosas. Tem os mesmos problemas que a datação radiométrica.
  • Cálculos de evolução – os evolucionistas calculam o tempo que teria levado para animais microscópicos evoluírem até chegar à diversidade que temos hoje. Isso supõe que a teoria da evolução está certa, embora ainda falte muita evidência.

Nem a Bíblia nem a ciência podem nos dar a idade exata da terra. Mas o mais importante do relato de Gênesis é que foi Deus que criou tudo, com um propósito. Nós não somos só fruto do acaso, fazemos parte do grande plano de Deus. Ele nos ama e criou o mundo para ser um lugar bom.