Quantos animais entraram na arca de Noé?

A Bíblia diz que pelo menos um casal de cada espécie de animal entrou na arca de Noé. A regra geral era um macho e uma fêmea de cada espécie, para preservar a diversidade de vida na terra (Gênesis 6:19-21).

Deus levou até Noé representantes de cada espécie animal que não conseguia viver na água. Deus também mandou levar mais representantes dos animais puros e das aves, porque esses animais eram usados como sacrifícios. Noé então levou sete casais dos animais puros e das aves mas apenas um casal de todos os outros animais (Gênesis 7:2-3).

Veja aqui a história da vida de Noé.

Havia espaço suficiente?

A arca de Noé era um navio muito grande. Tinha cerca de 135 metros de comprimento, 22 metros de largura e 13,5 metros de altura e estava dividida em três andares (Gênesis 6:14-16). Isso é muito espaço!

A questão do espaço também depende do tamanho do dilúvio. A Bíblia diz que o dilúvio cobriu toda a terra. Existem algumas interpretações diferentes do que isso significa:

  • O planeta todo – essa é a interpretação mais literal; se o dilúvio encheu o planeta todo, então a arca levou várias dezenas de milhares de animais
  • O mundo conhecido – o propósito principal de Deus era eliminar a humanidade, que nesse tempo poderia morar apenas numa região da terra; se o dilúvio atingiu apenas parte da terra, então a arca levou relativamente poucos animais

Veja também: como era a arca de Noé?

De acordo com a ciência, existem muitos milhares de espécies animais diferentes no mundo. Mas não sabemos qual era o conceito bíblico de “espécie”. Se a definição de “espécie” era maior e englobava mais animais, seriam necessários menos animais na arca, mas se fosse mais estrito, a arca levaria mais animais. Por isso, não podemos calcular com certeza quantos animais entraram na arca.

De qualquer jeito, algumas pessoas calculam que a arca tinha capacidade para acomodar algumas dezenas de milhares de animais, junto com comida e água. O mais importante é que Deus criou uma forma de preservar a vida na terra, porque Ele nos ama e não queria destruir tudo. Deus não desiste de nós. Ele quer nos salvar (1 Pedro 3:20-21).