Arca de Noé: história, quanto tempo demorou, quantos animais (e pessoas)

Noé, um homem justo que andava com Deus, foi escolhido por Ele para salvar a humanidade do dilúvio. Noé construiu a Arca, onde ele, sua família e os animais encontraram refúgio durante o Dilúvio.

A arca de Noé era uma embarcação muito grande, feita de madeira de cipreste e revestida com piche. A arca tinha três andares e capacidade para levar muita carga, servindo para salvar a família de Noé e todo tipo de animais.

Devido à maldade dos homens, Deus decidiu destruir sua criação. Mas havia um homem bom, que era temente a Deus – Noé. Por isso, Deus deu à humanidade uma chance de salvação através da construção da arca pelas mãos de Noé.

Tempo que Noé demorou para construir a arca

A Bíblia não diz quanto tempo Noé demorou para construir a arca, mas podemos ter uma noção com base nas informações fornecidas no livro de Gênesis. Segundo o relato bíblico em Gênesis 6:13-22, Deus deu a Noé um prazo de 120 anos para completar sua obra antes que o dilúvio viesse sobre a terra.

Noé, mencionado pela primeira vez em Gênesis 5:32, já tinha 500 anos. Quando ele finalmente entrou na arca, sua idade era de 600 anos. Esses detalhes sugerem que a construção da arca pode ter durado aproximadamente 100 anos.

Animais que entraram na arca de Noé (e quantas pessoas)

A Bíblia diz que pelo menos um casal de cada espécie de animal entrou na arca de Noé. A regra geral era um macho e uma fêmea de cada espécie, para preservar a diversidade de vida na terra.

Deus levou até Noé representantes de cada espécie animal que não conseguia viver na água. Deus também mandou levar mais representantes dos animais puros e das aves, porque esses animais eram usados como sacrifícios. Noé então levou sete casais dos animais puros e das aves, mas apenas um casal de todos os outros animais.

Além dos animais, oito pessoas entraram na arca: Noé, sua esposa, seus três filhos e as esposas dos filhos.

Tamanho da arca de Noé

A arca precisava ser muito grande, porque iria levar muitos animais e muito alimento. Deus deu as medidas a Noé:

  • 300 côvados de comprimento (cerca de 135 metros)
  • 50 côvados de largura (cerca de 22 metros)
  • 30 côvados de altura (cerca de 13,5 metros)

O côvado era uma medida antiga que era mais ou menos equivalente a 45 centímetros.

Segundo Gênesis 6:16, a arca de Noé tinha 3 andares, “um andar superior, um médio e um inferior”.

Deus mandou Noé construir a arca de madeira de cipreste e revesti-la de piche por dentro e por fora, para ser impermeável. A arca tinha uma porta lateral e três andares, para albergar muitos animais de tamanhos diferentes (Gênesis 6:14-16). Além de construir a arca, Noé teve de armazenar todo tipo de alimento para a viagem. Esse trabalho levou cerca de 100 anos!

Quando chegou o dia do Dilúvio, Deus enviou casais de todo tipo de animal para entrar na arca. Ao todo, oito pessoas entraram na arca: Noé, sua esposa, seus três filhos e as esposas dos filhos. Ninguém mais tentou entrar. Então, Deus fechou a porta da arca e o Dilúvio começou (Gênesis 7:16).

Quando as águas finalmente baixaram, Noé abriu a janela da arca e enviou algumas aves para explorar. Quando viu que era seguro, Noé retirou o teto da arca e todos saíram (Gênesis 8:13-16).

Onde está a arca de Noé

Ninguém sabe onde está a arca de Noé ou se ainda existe. A Bíblia diz que a arca pousou nas montanhas de Ararate (Gênesis 8:4). Existe um monte chamado Ararate na Turquia, mas é um vulcão ativo e até hoje ninguém encontrou evidência da arca. A arca pode ter pousado nesse monte ou em outro monte da região.

O Dilúvio aconteceu há muito, muito tempo. Como a arca era de madeira, que se corrói, é pouco provável que existam vestígios dela hoje em dia que sejam possíveis de identificar.

Entenda: porque Deus fez o Dilúvio, a história de Noé e animais que entraram na arca de Noé.