Como era a arca de Noé?

A arca de Noé era uma embarcação muito grande, feita de madeira de cipreste e revestida com piche. A arca tinha capacidade para levar muita carga e serviu para salvar a família de Noé e todo tipo de animais do Dilúvio. Foi Deus que deu as instruções a Noé sobre como construir a arca.

Por causa da maldade dos homens, Deus decidiu destruir sua criação. Mas havia um homem bom, que era temente a Deus – Noé. Por isso, Deus deu à humanidade uma chance de salvação. Ele mandou Noé construir uma arca.

Veja também: por que Deus fez o Dilúvio?

Qual era o tamanho da arca de Noé?

A arca precisava ser muito grande, porque iria levar muitos animais e muito alimento. Deus deu as medidas a Noé:

  • 300 côvados de comprimento (cerca de 135 metros)
  • 50 côvados de largura (cerca de 22 metros)
  • 30 côvados de altura (cerca de 13,5 metros)

O côvado era uma medida antiga que era mais ou menos equivalente a 45 centímetros.

Descubra aqui: quantos animais entraram na arca de Noé?

Deus mandou Noé construir a arca de madeira de cipreste e revesti-la de piche por dentro e por fora, para ser impermeável. A arca tinha uma porta lateral e três andares, para albergar muitos animais de tamanhos diferentes (Gênesis 6:14-16). Além de construir a arca, Noé teve de armazenar todo tipo de alimento para a viagem. Esse trabalho levou cerca de 100 anos!

Quando chegou o dia do Dilúvio, Deus enviou casais de todo tipo de animal para entrar na arca. Ao todo, oito pessoas entraram na arca: Noé, sua esposa, seus três filhos e as esposas dos filhos. Ninguém mais tentou entrar. Então, Deus fechou a porta da arca e o Dilúvio começou (Gênesis 7:16).

Quando as águas finalmente baixaram, Noé abriu a janela da arca e enviou algumas aves para explorar. Quando viu que era seguro, Noé retirou o teto da arca e todos saíram (Gênesis 8:13-16).

Veja aqui mais sobre a história de Noé.

Onde está a arca de Noé?

Ninguém sabe onde está a arca de Noé ou se ainda existe. A Bíblia diz que a arca pousou nas montanhas de Ararate (Gênesis 8:4). Existe um monte chamado Ararate na Turquia mas é um vulcão ativo e até hoje ninguém encontrou evidência da arca. A arca pode ter pousado nesse monte ou em outro monte da região.

O Dilúvio aconteceu há muito, muito tempo. Como a arca era de madeira, que se corrói, é pouco provável que existam vestígios dela hoje em dia que sejam possíveis de identificar.