Cafarnaum: a cidade de Jesus Cristo

Cafarnaum foi uma cidade que ficou marcada pelos os feitos de Jesus. Nesta cidade Cristo começou a exercer o seu ministério, ensinando e realizando milagres.

Cafarnaum pertencia a região da Galileia. Era uma cidade desenvolvida comercialmente, chegando a ter um posto alfandegário onde se recolhiam os impostos (Mateus 9:9).

A cidade tinha uma forte presença romana. Galileus e romanos tinham uma relação pacífica, ao ponto do centurião ter construído a sinagoga da cidade (Lucas 7:4-5).

De origem aramaica, o nome Cafarnaum significa "vila de Naum". Apesar do significado, não há nenhuma referência bíblica ou arqueológica que relacione a cidade ao profeta Naum. Além disso, Cafarnaum não foi citada em nenhum momento no Antigo Testamento.

O ministério de Jesus começou aqui!

Por volta dos 30 anos de idade, Cristo deu início a sua vida pública (Lucas 3:23). Depois de ter sido rejeitado em Nazaré (Lucas 4:29-31), Jesus passou a se fixar em Cafarnaum (Mateus 4:13).

A cidade foi um ponto estratégico para o seu ministério, pois dali era possível transitar - a pé ou de barco - por toda a Galileia e arredores.

Veja: Jesus começou seu ministério com quantos anos? Porquê?

Apesar de toda a estrutura da cidade, Jesus se fixou em Cafarnaum para que fosse cumprido o que havia sido profetizado pelo profeta Isaías (Isaías 9:1; Mateus 4:13-16). Cristo realizou muitas maravilhas em Cafarnaum e arredores da cidade. Boa parte dos discípulos eram daquela região e proximidades.

Alguns milagres que ocorreram em Cafarnaum:

  • A cura do servo do centurião romano (Mateus 8:1-13).
  • A cura da sogra de Pedro (Mateus 8:14-15).
  • A cura de um homem endemoniado na sinagoga (Marcos 1:23-26).
  • Jesus cura doentes e endemoniados (Marcos 1:32-34).
  • A cura do paralítico trazido através do telhado (Mateus 9:6; Marcos 2:4).
  • A cura do filho de um homem nobre (João 4:46-50).

Outros momentos importantes em Cafarnaum e vizinhança:

  • O chamado de Mateus (Mateus 9:9-13).
  • Jesus chama os discípulos (João 1:35-51).
  • A moeda na boca do peixe (Mateus 17:24-27).
  • Jesus ensina na sinagoga nos sábados (Marcos 1:21-22; Lucas 4:31-32).
  • O sermão do Pão da Vida (João 6:59).
  • Jesus anda sobre as águas (João 6:16-24).

Apesar de tantas maravilhas ocorrerem na cidade, Jesus também profetizou a destruição de Cafarnaum devido a incredulidade do povo (Mateus 11:23-24).

Veja também: Quais foram os milagres de Jesus?

Onde se encontra cidade de Cafarnaum atualmente?

Atualmente não há uma localização específica da cidade. Segundo as referências bíblicas, Cafarnaum ficava junto ao mar da Galileia entre as cidades de Betsaida e Corazim na região de Zebulom e Naftali.

Seguindo alguns estudiosos, a antiga Cafarnaum galileia é atualmente a cidade de Tell Hum - ou Tel Hum - que pode ser encontrada pelas as seguintes coordenadas geográficas: 32°52'52.0"N 35°34'30.0"E.

Cafarnaum

A dificuldade de se localizar a cidade, se dá ao fato da região ter sofrido diversas mudanças ao longo do tempo.

A cidade foi palco da primeira revolta judaica contra o Império Romano. Além disso, a cidade foi assolada por um terremoto no século VII e não foi mais reconstruída.