Quem foram os 12 apóstolos?

Os 12 apóstolos foram: Simão (também chamado Pedro), André, Tiago (filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Tadeu (também chamado Judas), Simão (o zelote) e Judas Iscariotes (Mateus 10:2-4; Lucas 6:13-16). Eles acompanharam Jesus durante o Seu ministério e foram chamados para proclamar o evangelho ao mundo. Segundo tradição, só João morreu de causas naturais.

O que significa apóstolo?

“Apóstolo” significa “enviado”. Os apóstolos foram 12 pessoas que acompanharam Jesus e tinham intimidade com Ele. Jesus deu treino especial aos apóstolos, para anunciar o evangelho e fundar a Sua Igreja.

Depois do Pentecostes, eles se tornaram os líderes da igreja primitiva, ensinando o que tinham aprendido com Jesus e criando uma base sólida para o crescimento da igreja. Eles viajaram para outras terras e fundaram igrejas em muitos lugares, através dos seus testemunhos sobre Jesus e de milagres. Muita da informação dos Evangelhos provavelmente foi fornecida pelos apóstolos.

Veja aqui: quem foi o discípulo amado?

Houve outros apóstolos?

Sim, houve mais apóstolos. Depois que Judas Iscariotes traiu Jesus e cometeu suicídio, os outros apóstolos lançaram sortes para escolher uma pessoa para tomar seu lugar. A pessoa escolhida foi Matias, que também tinha acompanhado Jesus durante todo o Seu ministério (Atos dos Apóstolos 1:26).

Paulo também foi considerado um apóstolo. Ele não acompanhou o ministério de Jesus mas O viu glorificado em uma visão depois que ressuscitou. Ele se converteu e pregou o evangelho a muitos gentios. Seu trabalho foi reconhecido como o trabalho de um apóstolo (Atos dos Apóstolos 14:14).

A Bíblia também lista Barnabé, Andrônico e Júnias como apóstolos (Romanos 16:7). Provavelmente foram pessoas que aprenderam de Jesus ou dos primeiros apóstolos e que espalhavam o evangelho com a mesma autoridade.

Ainda há apóstolos?

O título de apóstolo deixou de ser usado, por estar ligado geralmente a pessoas que viram Jesus quando estava aqui na terra. Mas todo o cristão é enviado por Jesus para anunciar o evangelho às pessoas à sua volta. Quem obedece a esse mandamento segue nos passos dos apóstolos, que deram tudo para que muitas pessoas conhecessem Jesus.