Quem eram os zelotes na Bíblia?

Os zelotes eram uma seita judaica radical do tempo de Jesus. Os zelotes acreditavam na luta armada contra os romanos e esperavam um Messias guerreiro. Simão, um dos 12 apóstolos, era conhecido como “o zelote”.

O nome “zelote” vem de “zelo”, que significa devoção fervorosa. Os zelotes levaram sua devoção à Palavra de Deus ao extremo, acreditando que deviam fazer tudo para a defender, até matar pessoas.

Para os zelotes, a dominação romana era uma afronta que não podia ser tolerada. Israel era a nação escolhida de Deus mas os romanos não criam em Deus nem O honravam. Os judeus não se deviam associar a gentios. Por isso, os romanos precisavam ser expulsos da Terra Santa, usando força.

Veja aqui: quem eram os gentios na Bíblia?

Os zelotes causaram várias rebeliões violentas contra o império romano, ao longo de cerca de 100 anos. Todas as rebeliões falharam. Uma das maiores rebeliões incitadas pelos zelotes culminou na destruição do templo de Jerusalém, em 70 d.C., como Jesus tinha predito (Marcos 13:1-2).

Os zelotes na Bíblia

A Bíblia não fala diretamente sobre os zelotes mas o pensamento revolucionário estava bem presente entre os discípulos de Jesus. Eles esperavam que Jesus iria expulsar os romanos e restabelecer o reino de Israel mas Jesus lhes explicou que seu Reino não era deste mundo (João 18:36). Alguns discípulos também estavam prontos para lutar por Jesus mas ele recusou a violência (Mateus 26:51-52).

Leia também: quem foram os essênios? A Bíblia fala neles?

Depois da ressurreição de Jesus, quando os judeus estavam debatendo o que fazer com seus discípulos, Gamaliel falou sobre outras revoltas que tinham acontecido. O caso de Judas, o galileu, pode ser uma referência a uma das revoltas iniciais dos zelotes (Atos dos Apóstolos 5:37). Mas os discípulos de Jesus não tinham o mesmo propósito que os zelotes. Eles pregavam um reino espiritual eterno que era para todo o mundo, não só os judeus.

Simão, o zelote, era um dos 12 apóstolos. Seu apelido “zelote” o distinguia de Simão Pedro, outro apóstolo (Lucas 6:13-15). A Bíblia não diz porque ele era conhecido como zelote. Ele pode ter sido membro dos zelotes antes de ser discípulo de Jesus ou ele pode ter ficado com esse apelido porque era muito fervoroso pela mensagem de Jesus.

Veja também: quem foram os 12 apóstolos?

Cada cristão deve ter zelo pelo evangelho mas sem cair no erro dos zelotes. Eles estavam tão preocupados com questões políticas que não entenderam a verdadeira mensagem das Escrituras. Sua visão distorcida os impediu de reconhecer o verdadeiro Messias: Jesus.