Quem fundou a igreja?

A igreja foi fundada por Jesus e os apóstolos. Jesus preparou tudo para a fundação da igreja, com seus ensinamentos sobre a vida cristã e treinando os apóstolos para serem líderes. Os apóstolos divulgaram o ensino de Jesus e deram estrutura à igreja.

Jesus é o verdadeiro fundador e líder da igreja em todo o mundo. A igreja não é um edifício. A igreja é um conjunto de pessoas – todos os salvos por Jesus, de todos os tempos e lugares (Hebreus 10:25). Onde duas ou mais pessoas estão reunidas no nome de Jesus, ali é a igreja.

Para uma explicação melhor sobre a igreja, veja: o que é a igreja?

A Bíblia diz que Jesus é a pedra angular da igreja (Efésios 2:19-20). A pedra angular era a primeira pedra de um edifício, à volta da qual toda a construção era feita. A igreja só começou depois que Jesus voltou para o Céu mas ele lançou os alicerces e esteve presente na fundação, através do Espirito Santo.

Quando a igreja foi fundada?

A igreja foi oficialmente fundada no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos (Atos dos Apóstolos 2:1-4). Nesse dia, a igreja começou a exercer suas funções:

  • pregar o evangelho – trazendo pessoas para Jesus
  • discipular – ensinando a viver para Jesus, fortalecendo, corrigindo, ajudando, tudo em união

Os doze apóstolos foram os primeiros líderes da igreja, porque tinham sido treinados por Jesus para isso. A igreja não tinha nenhum edifício próprio, por isso as pessoas se reuniam em casas ou em lugares públicos em Jerusalém (Atos dos Apóstolos 2:46-47).

Veja também: quem foram os 12 apóstolos?

Foram também os apóstolos que deram a primeira estrutura formal à primeira igreja em Jerusalém. Como a igreja de repente ficou com muitas pessoas, os apóstolos não conseguiam fazer tudo sozinhos. Por isso, escolheram algumas pessoas para tratar de assuntos administrativos, como a distribuição de comida, enquanto eles se dedicavam ao ensino (Atos dos Apóstolos 6:2-4). Quando surgiam grandes debates, reuniam um concílio para resolver o problema.

Surgiu assim uma liderança mais sólida e organizada na igreja. A partir de Jerusalém, os apóstolos guiaram a fundação de muitas igrejas locais em várias partes do mundo, que faziam todas parte da grande Igreja de Jesus.

Descubra aqui: como era a igreja primitiva?

E Pedro? E Paulo?

Pedro foi um dos fundadores da igreja mas não foi o fundador. Nos primeiros tempos da igreja, ele foi o porta-voz dos apóstolos, por ser mais ousado a falar mas ele nunca se assumiu como líder supremo. Pedro tinha de explicar suas ações perante a igreja e as questões importantes eram resolvidas em conjunto pelos apóstolos e os presbíteros – toda a liderança da igreja (Atos dos Apóstolos 15:2).

Algumas pessoas de fora da igreja pensaram que Paulo tinha fundado a igreja, porque ele se tornou tão famoso. Mas, na verdade, a igreja já existia há alguns anos quando Paulo se converteu. Paulo “apenas” fundou muitas outras igrejas locais, em suas viagens missionárias.