Anjos existem?

Sim, a Bíblia diz que anjos existem. Os anjos são seres espirituais, criados por Deus para servi-Lo e ajudar ao Seu povo. Eles fazem a vontade do Senhor, transmitem mensagens e ajudam os crentes na batalha espiritual. Não devemos orar para anjos.

O que/quem são os anjos?

Os anjos são espíritos criados por Deus (Hebreus 1:14). Eles moram e atuam na dimensão espiritual de nosso mundo, que normalmente não conseguimos ver. Em certas ocasiões, Deus permitiu que anjos aparecessem a algumas pessoas, por um motivo especial. Alguns anjos na Bíblia apareceram com a aparência de um homem.

O que os anjos fazem?

Os anjos atuam de várias maneiras:

  • Louvam a Deus – estão na presença de Deus e louvam constantemente Sua glória – Salmos 148:1-2
  • Transmitem mensagens de Deus – “anjo” significa “mensageiro”; a Bíblia relata que Deus enviou anjos para transmitir mensagens importantes a algumas pessoas – Lucas 2:8-11
  • São guerreiros – os anjos lutam contra os demônios e as forças aliadas ao diabo, ajudando o povo de Deus a resistir aos seus ataques – Apocalipse 12:7-8
  • Ajudam os salvos – os anjos ajudam a dar força ao crente nas lutas espirituais – Êxodo 23:20; Mateus 18:10
  • Protegem aos filhos de Deus - conforme a vontade de Deus, são ordenados a guardar e livrar os crentes Salmos 91:11-12
  • Trazem conforto e consolo - "Anjos cozinheiros?"- Os anjos são espíritos ministradores que executam os propósitos de Deus - Confortaram e alimentaram o profeta Elias (1 Reis 19:5-8), quando estava sendo perseguido pela rainha Jezabel e também a Jesus, depois de um longo período de jejum e tentação no deserto (Mateus 4:11)
  • Realizam milagres – alguns anjos na Bíblia atuaram milagrosamente para ajudar certas pessoas – Atos dos Apóstolos 12:7-10
  • Trazem castigo – os anjos obedecem a Deus e executam o julgamento divino – Mateus 13:41-42

Anjos estão vinculados a eventos especiais da vida de Jesus Cristo

  • A concepção de Jesus - Mateus 1:20-21 e Lucas 1:26-28 - O anjo Gabriel apareceu à Maria explicando-lhe que o Espírito Santo geraria um grande milagre através da sua vida, o nascimento virginal de Jesus. Um anjo também apareceu a José em sonhos para anunciar que a gravidez de Maria era o cumprimento de uma profecia acerca da chegada do Messias.
  • O nascimento milagroso de Cristo - Lucas 2:9-12) - A maior riqueza do mundo nasceu na simplicidade de uma estrebaria, sem nenhum requinte e pouco conforto. Mas foi recepcionado por um maravilhoso coral de anjos que louvavam e glorificavam a Deus (Lucas 2:13-14).
  • Protegeram Jesus na Sua infância - Mateus 2:13 - Foram dados dois avisos da parte de Deus a José, através de anjos. O primeiro dizendo que fossem para o Egito, por causa de Herodes e depois para que voltassem de lá (Mateus 2:19-20). Deus guarda e livra os Seus filhos, frustrando os planos daqueles que querem lhes fazer mal.
  • Confortaram-No depois da tentação no deserto Mateus 4:11 - Jesus foi tentado durante 40 dias pelo diabo. Numa das tentativas Satanás faz uso de uma citação bíblica, com referência a anjos, para induzir Jesus a pecar contra Deus. O texto fala sobre a proteção ordenada aos anjos pelo Senhor para livramento (Salmos 91:11). Jesus resistiu ao diabo através da Palavra e no fim foi servido por anjos.
  • Sua ressurreição (Mateus 28:2-6) - Na manhã de domingo, depois da morte de Jesus, algumas mulheres foram ao sepulcro para ungirem o corpo de Jesus. Mas encontraram a pedra removida e um anjo que lhes anunciou a ressurreição de Jesus Cristo.
  • A ascensão de Jesus ao Céu (Atos 1:10-11) - Depois de ter ressuscitado, Jesus apareceu aos Seus discípulos outras testemunhas por um período de 40 dias. No fim de ter dado as últimas instruções, Jesus subiu aos céus, sendo visto por um grupo, até ser encoberto por uma nuvem. Dois anjos apareceram e anunciaram que Jesus voltará segunda vez à terra.
  • 2ª Vinda de Jesus (Mateus 25:31) - O Senhor Jesus disse aos discípulos em Seu sermão profético que na Sua vinda virá com poder e grande glória com Seus anjos no céu (Mateus 24:30-31).

Veja aqui: a Bíblia fala sobre anjo da guarda?

Os anjos têm hierarquia? A Bíblia fala sobre quantos anjos?

A Bíblia não fala diretamente sobre hierarquias de anjos mas parece que estão bem organizados. De acordo com a informação da Bíblia, parece que alguns anjos têm funções especializadas (guerreiros, mensageiros...). Alguns anjos têm mais poder que outros e têm nomes diferentes – arcanjos, querubins e serafins.

Veja também: o que são querubins?

A Bíblia diz que existem muitos anjos. Eles formam exércitos muito grandes (Apocalipse 5:11). Mas apenas encontramos na Bíblia o nome de dois anjos: Gabriel e Miguel. Os anjos normalmente não chamam atenção para si. Tudo que fazem é para a glória de Deus.

Como devemos tratar os anjos?

A Bíblia Sagrada diz que os Anjos existem e são servos cumpridores da vontade de Deus. Isso deve nos:

  • lembrar que Deus merece ser glorificado pela Sua bondade e cuidado por nós
  • ensinar que anjos não devem ser adorados, não devem ser homenageados, não são destinatários de oração, nem devemos procurá-los!
  • encorajar, por saber que Deus pode usar esses ministros celestiais para nossa benção e proteção
  • conscientizar que seres superiores a nós são totalmente obedientes e dedicados a Deus, isso deveria motivar-nos, com seu exemplo, a sermos mais fieis e confiantes no Senhor, durante a caminhada cristã
  • incentivar a louvar e adorar a Deus com sinceridade e constância, porque somente Ele é digno de glorificação de todas as Suas criaturas.

Os anjos são servos de Deus, tal como todos que amam e seguem Jesus. Não devemos adorá-los, porque tudo que eles fazem vem de Deus. Os anjos não querem nossa adoração (Apocalipse 22:8-9).

Também não devemos orar aos anjos. Eles não intercedem por nós nem estão sujeitos a nós. Os anjos obedecem apenas às ordens de Deus. Por isso, devemos orar para Deus, pedindo Sua ajuda e proteção, e Ele enviará Seus anjos quando for necessário.

Se alguém diz receber uma mensagem de um anjo, este deve analisar essa mensagem à luz da Bíblia (Gálatas 1:8). Apenas deve aceitar a mensagem se estiver de acordo com a Bíblia. Mas cuidado! A Bíblia não incentiva o crente a estabelecer contato nem nem se comunicar com anjos. As forças do diabo por vezes se disfarçam de anjos para nos enganar (2 Coríntios 11:14-15).

Descubra aqui: existem anjos caídos? Eles têm nomes?

A melhor forma de reagir ao propósito e atuação dos anjos é dando graças a Deus. Os anjos trabalham para dar glória a Deus, não querem receber a glória para si porque sabem que o mérito não é seu.