Anjos existem?

Sim, a Bíblia diz que anjos existem. Os anjos são seres espirituais que servem a Deus e ajudam o povo de Deus. Eles fazem a vontade de Deus, transmitem mensagens e ajudam os crentes na batalha espiritual. Não devemos orar para anjos.

O que são os anjos?

Os anjos são espíritos criados por Deus (Hebreus 1:14). Eles moram e atuam na dimensão espiritual de nosso mundo, que normalmente não conseguimos ver. Em certas ocasiões, Deus permite que anjos apareçam a algumas pessoas, por um motivo especial. Alguns anjos na Bíblia apareceram com a aparência de um homem.

O que os anjos fazem?

Os anjos fazem várias coisas:

  • Louvam a Deus – estão na presença de Deus e louvam constantemente Sua glória – Salmos 148:1-2
  • Transmitem mensagens de Deus – “anjo” significa “mensageiro”; na Bíblia Deus enviou anjos para transmitir mensagens importantes a algumas pessoas – Lucas 2:8-11
  • São guerreiros – os anjos lutam contra os demônios e as forças aliadas ao diabo, ajudando o povo de Deus a resistir aos seus ataques – Apocalipse 12:7-8
  • Ajudam e protegem os salvos – os anjos ajudam a dar força ao crente nas lutas espirituais – Êxodo 23:20; Mateus 18:10
  • Realizam milagres – alguns anjos na Bíblia fizeram coisas milagrosas para ajudar certas pessoas – Atos dos Apóstolos 12:7-10
  • Trazem castigo – os anjos obedecem a Deus e executam o julgamento divino – Mateus 13:41-42

Veja aqui: a Bíblia fala sobre anjo da guarda?

Os anjos têm hierarquia? A Bíblia fala sobre quantos anjos?

A Bíblia não fala diretamente sobre hierarquias de anjos mas parece que estão bem organizados. De acordo com a informação da Bíblia, parece que alguns anjos têm funções especializadas (guerreiros, mensageiros...). Alguns anjos têm mais poder que outros e têm nomes diferentes – arcanjos, querubins e serafins.

Veja também: o que são querubins?

A Bíblia diz que existem muitos anjos. Eles formam exércitos muito grandes (Apocalipse 5:11). Mas apenas encontramos na Bíblia o nome de dois anjos: Gabriel e Miguel. Os anjos normalmente não chamam atenção para si. Tudo que fazem é para a glória de Deus.

Como devemos tratar os anjos?

Os anjos são servos de Deus, tal como todos que amam e seguem Jesus. Não devemos adorá-los, porque tudo que eles fazem vem de Deus. Os anjos não querem nossa adoração (Apocalipse 22:8-9).

Também não devemos orar para os anjos. Eles não intercedem por nós nem estão sujeitos a nós. Os anjos obedecem apenas às ordens de Deus. Por isso, devemos orar para Deus, pedindo Sua ajuda e proteção, e Ele enviará Seus anjos quando é necessário.

Se alguém recebe uma mensagem de um anjo, deve analisar essa mensagem à luz da Bíblia (Gálatas 1:8). Apenas deve aceitar a mensagem se estiver de acordo com a Bíblia. As forças do diabo por vezes se disfarçam de anjos para nos enganar (2 Coríntios 11:14-15).

Descubra aqui: existem anjos caídos? Eles têm nomes?

A melhor forma de reagir ao trabalho dos anjos é dando graças a Deus. Os anjos trabalham para dar glória a Deus, não querem a glória para si porque sabem que o mérito não é seu.