O que são querubins?

Querubins são seres celestiais criados por Deus. Eles dão glória a Deus no Céu. A Bíblia não nos dá muita informação sobre os querubins e sua função.

Os querubins são seres espirituais, como os anjos, que servem a Deus. A tampa da arca da aliança tinha a imagem de dois querubins, que cobriam a arca com suas asas (Êxodo 25:19-21). O tabernáculo e o templo também eram decorados com figuras de querubins.

Veja aqui: o que é a Arca da Aliança?

Na Bíblia os querubins estão sempre ligados à presença e à glória de Deus. Um salmo descreve Deus montando um querubim (Salmos 18:9-10). Parece que a função dos querubins é ser uma espécie de “escolta de honra” da glória de Deus. Os querubins também foram colocados como guardas do jardim do Éden, depois da queda (Gênesis 3:24).

Qual é a aparência de um querubim?

A Bíblia não tem muitos detalhes sobre a aparência dos querubins mas diz que são seres com asas.

O profeta Ezequiel teve uma visão com quatro querubins e os descreveu:

  • Aparência de homem – sua aparência geral era parecida com homens, mas com algumas caraterísticas diferentes – Ezequiel 1:5
  • Pés como de bezerro – esses pés reluziam como bronze – Ezequiel 1:7
  • Mãos humanas – debaixo das asas – Ezequiel 1:8
  • Quatro rostos – cada querubim tinha um rosto humano, um rosto de leão, um rosto de boi e um rosto de águia – Ezequiel 1:10
  • Quatro asas – duas asas cobriam o corpo e as outras duas tocavam nos outros querubins – Ezequiel 1:11
  • Brilhantes – pareciam carvão aceso e fogo se movia entre eles – Ezequiel 1:13

Veja também: a Bíblia fala sobre anjo da guarda?

É bom lembrar que Ezequiel teve uma visão de coisas espirituais, que são difíceis de descrever. O mais importante não é sua aparência física mas o que representam. Todas as suas caraterísticas revelam grande glória e poder.