O que é um serafim? Qual é a função dos serafins?

Um serafim é um tipo de anjo, que está na presença de Deus e louva Sua glória. A Bíblia não nos dá muitos detalhes sobre os serafins, mas parecem ter uma função distinta de outros anjos.

A única passagem da Bíblia que fala sobre serafins é Isaías 6. Quando Isaías foi chamado por Deus para ser profeta, ele teve uma visão de Deus sentado em um trono, acima do templo. Em volta havia serafins, que proclamavam a santidade e a glória de Deus uns aos outros (Isaías 6:2-3). Suas vozes fizeram tremer o templo.

Cada serafim tinha seis asas:

  • Duas que cobriam o rosto
  • Duas que cobriam os pés
  • Duas para voar

Isaías ficou cheio de medo diante dessa visão, porque reconhecia que era pecador (Isaías 6:5). Então um serafim pegou em uma brasa do altar que estava no templo com uma tenaz e tocou a brasa na boca de Isaías. Com isso estava simbolizando a purificação dos pecados de Isaías, como quando impurezas são consumidas pelo fogo (Isaías 6:6-7). Isaías agora podia ficar diante de Deus sem medo, porque seus pecados estavam apagados.

Isso é tudo que a Bíblia nos diz sobre os serafins.

Veja também: que tipos de anjos existem? Há uma hierarquia dos anjos?

Qual é a função dos serafins?

Pela passagem de Isaías 6, podemos concluir que os serafins estão ligados à presença de Deus. Eles louvam a Deus e declaram Sua glória. O fato de cobrirem o rosto e os pés provavelmente é sinal de reverência, por estarem na presença de Deus.

Compare aqui com querubins.

Assim como os outros anjos, parece que os serafins também podem entregar mensagens de Deus aos homens. O serafim de visão de Isaías lhe trouxe uma mensagem de salvação, declarando oficialmente o perdão de Deus para seus pecados. Essa mensagem só poderia vir de uma ordem de Deus, porque só Deus tem poder para perdoar os pecados.