A viúva de Naim era uma senhora do tempo de Jesus que tinha perdido o seu único filho. A Bíblia não dá muitos detalhes sobre sua vida, seu nome, idade nem outros detalhes sobre sua família. Sabemos apenas que essa mulher já havia enfrentado a dura dor da perda do marido e, por fim, perdera também seu filho amado.
Porém, quando chegou em Naim, Jesus ressuscitou o filho da viúva. Esse milagre mudou a vida daquela família e impressionou muitas pessoas por toda a região.
Naim era uma cidade pequena que ficava próxima de Cafarnaum, na região da Judeia. Um dia, numa de suas deslocações para pregar e anunciar o Reino de Deus, Jesus foi visitar Naim. Ao chegar à cidade, ele se deparou com um cortejo fúnebre, levando um corpo para ser enterrado (Lucas 7:11-12). O morto era um rapaz, filho único de sua mãe, que era viúva.
Quando viu a viúva, Jesus teve muita compaixão dela e consolou-a. Depois, ele se aproximou do caixão e mandou o jovem morto se levantar. E o rapaz reviveu! Assentou-se no caixão e começou a falar. Jesus então entregou o rapaz a sua mãe (Lucas 7:13-15). Todos que viram esse milagre, ficaram maravilhados e louvaram a Deus, reconhecendo Jesus como um grande profeta.
A importância do milagre em Naim
A vida da viúva de Naim, antes de Jesus chegar à sua cidade, foi tristemente marcada por perdas e sofrimento. Perder o marido e ter de cuidar do filho sozinha, certamente foi um choque lacerante para aquela pequena família. Mas, depois de passar por todas as dificuldades, perder também o filho, deve ter sido um golpe fatal para o coração daquela mulher.
Tão cedo, ver partir seu único filho, sua única família próxima. Além de ser um momento devastador para uma mãe, perder o filho, naquele tempo também significava que ela não teria ninguém para a sustentar na sua velhice. Com a morte do filho, a viúva de Naim estaria totalmente desamparada, perderia tudo.
Jesus restaurou a vida do filho e a vida da mãe! Ele mudou completamente o destino dessa família. É isso que Jesus faz – restaura a vida. Ele tem compaixão de nós e nos oferece uma vida nova (João 11:25-26).
Jesus não se limitou a dizer algumas palavras de consolo à viúva de Naim; ele agiu! Quando Jesus chega, coisas maravilhosas acontecem. A situação não fica igual.
Somente alguns dos maiores profetas do Antigo Testamento tinham ressuscitado alguém. Essa ressurreição mostrou que o poder de Jesus era muito grande! Sua fama ficou ainda maior depois de ressuscitar o filho da viúva de Naim (Lucas 7:16-17). O povo reconheceu que Deus tinha lhes enviado uma grande bênção. Nada é impossível para Jesus!
Leia mais: