O que significa ser sal da terra e luz do mundo?

Ser sal da terra e luz do mundo significa ter uma vida que glorifica a Deus e leva outras pessoas a seguir Jesus. As boas obras podem ser muito pequenas mas têm um efeito muito grande. Todo crente é chamado para ser sal da terra e luz do mundo.

No sermão da montanha, Jesus disse aos seus discípulos que eles eram o sal da terra e a luz do mundo. Quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e se torna seguidor de Jesus, essa mensagem também se aplica a ela. Jesus explicou o que ser sal da terra e luz do mundo significa:

Sal da terra

Jesus disse que somos o sal da terra. A função do sal é dar sabor à comida mas o sal que tem muitas impurezas perde essa qualidade. O sal sem sabor é jogado fora porque é inútil (Mateus 5:13).

Hoje em dia, o sal é muito barato mas, no tempo de Jesus, era valioso. Mesmo não sendo barato, o sal era essencial para a comida. Sem sal, a comida ficava incompleta, sem graça. Uma pitada de sal pode dar sabor a muita comida! O sal era tão importante que todas as ofertas de comida dedicadas a Deus deveriam ser temperadas com sal (Levítico 2:13).

Nossa vida deve ser como o sal. Boas ações têm grandes efeitos, por mais pequenas que essas ações sejam. Jesus nos chamou para fazermos a diferença no mundo, através das boas obras. Sem o amor de Jesus, que se reflete em nossas ações, o mundo fica sem graça. A fé em Jesus sem boas obras é inútil, porque não faz diferença nenhuma (Tiago 2:15-17).

Veja também: por que Deus nos criou?

Luz do mundo

Depois de falar sobre o sal, Jesus disse que somos a luz do mundo. Quando alguém acende uma candeia, não esconde a luz mas coloca a candeia em algum lugar onde pode iluminar a sala toda (Mateus 5:14-16). Tentar esconder a luz de Jesus é tão ridículo como tentar esconder uma cidade em cima de um monte!

Comparando com os dias de hoje, nenhuma casa tem luzes elétricas no chão, por baixo da cama. A luz fica no teto, onde ilumina o melhor possível. Cada luz é colocada estrategicamente para dar o máximo de luz à maior parte da casa.

Leia aqu: o que é ser discípulo de Jesus?

Da mesma forma, nossas vidas devem iluminar todos à nossa volta. Não podemos esconder o amor de Jesus. Não devemos apagar o Espírito (1 Tessalonicenses 5:19). Precisamos deixar que ela brilhe em tudo que fazemos. A luz de Jesus em nossas vidas redunda em muitos louvores a Deus.