O que significa bem-aventurado? O que são as bem-aventuranças?

As bem-aventuranças são um conjunto de bênçãos que Jesus declarou para certos tipos de pessoas. Com essas bênçãos, Jesus inverteu muitos valores comuns, dando honra aos pobres, aos que choram, aos humildes e aos perseguidos. As bem-aventuranças mostram as atitudes que agradam a Deus e que trazem bênção.

“Bem-aventurado” significa feliz ou abençoado. Em Mateus 5, Jesus começou seu famoso Sermão da Montanha abençoando:

Os pobres de espírito

Jesus disse que os pobres de espírito são abençoados porque o Reino dos Céus lhes pertence (Mateus 5:3). Ser pobre de espírito significa reconhecer suas próprias falhas e sua dependência total de Deus.

Aqueles que se sentem satisfeitos, fortes e acham que podem viver bem sozinhos não procuram a Deus. Apenas quando uma pessoa reconhece sua própria pobreza é que se vira para Jesus, se arrepende e é salvo. Somente quem está em Jesus pode entrar no Reino dos Céus. É por isso que o Reino pertence aos pobres de espírito.

Veja aqui mais: o que significa ser pobre de espírito?

Os que choram

As pessoas que choram são bem-aventuradas porque serão consoladas (Mateus 5:4). Jesus é nosso consolador, o único que pode dar conforto verdadeiro.

A tristeza segundo Deus gera arrependimento pelos pecados e mudança de vida (2 Coríntios 7:9-10). Deus consola esse tipo de tristeza com Seu perdão. Toda tristeza que vem do sofrimento e da injustiça será consolada por Deus quando os salvos chegarem no Céu.

Leia aqui: o que Deus diz sobre a tristeza?

Os humildes

A bênção dos humildes é receber a terra por herança (Mateus 5:5). Não ha lugar para arrogância entre os filhos de Deus. Os humildes serão abençoados porque reconhecem que a glória toda pertence a Deus. Deus recompensa os humildes mas humilha os arrogantes (Provérbios 18:12).

Descubra aqui o que é verdadeira humildade segundo a Bíblia.

Os que têm fome e sede de justiça

Aqueles que têm fome e sede de justiça são felizes porque receberão exatamente o que desejam (Mateus 5:6). Deus vai fazer justiça!

Um dos elementos da armadura de Deus é a couraça da justiça. Quem ama a Deus, ama a justiça e procura fazer o que é certo. O pecado causa injustiça mas, quando Jesus voltar, ele vai restabelecer toda justiça.

Veja aqui mais sobre a couraça da justiça.

Os misericordiosos

Quem é misericordioso também receberá misericórdia (Mateus 5:7). Assim como Deus mostra misericórdia e perdoa, Seus adoradores devem mostrar misericórdia por outras pessoas.

A misericórdia vem de realmente entender a misericórdia de Deus. Ele ama cada pessoa e oferece perdão, para aliviar o sofrimento, apesar de ninguém merecer. Da mesma forma, quem é salvo por Jesus aprende a ter misericórdia de outras pessoas, por amor.

Veja também: o que é misericórdia?

Os puros de coração

Quem é puro de coração receberá a bênção de ver a Deus (Mateus 5:8). Nada de impuro pode entrar na presença de Deus. Jesus veio para purificar do pecado, transformando corações. Apenas quem se deixa ser purificado por Jesus pode ver a Deus.

Os pacificadores

A felicidade dos pacificadores é serem chamados filhos de Deus (Mateus 5:9). Jesus veio para estabelecer paz entre as pessoas e Deus e para concertar a forma como nos relacionamos com outras pessoas.

Os seguidores de Cristo são chamados para vencerem o mal com o bem, o ódio com amor, a guerra com a paz (Romanos 12:21). Os verdadeiros filhos de Deus amam a paz.

Os perseguidos

Quem é perseguido por causa da justiça e do amor a Jesus receberá grande recompensa no Céu (Mateus 5:10-12). O mundo odeia os seguidores de Jesus, porque está debaixo do domínio do diabo. Mas o sofrimento aqui na terra não é nada comparado com a recompensa no Céu que Deus preparou para Seus filhos perseguidos.

Veja mais sobre o Sermão da Montanha.

Bênçãos e ais

Lucas 6 relata outra versão desse discurso de Jesus, com bênçãos e avisos. Jesus contrastou os pobres, os que têm fome, os que choram e os perseguidos, que são abençoados, com:

  • Os ricos – Lucas 6:24
  • Os que têm fartura e os que riem – Lucas 6:25
  • Os que têm bom nome – Lucas 6:26

As bem-aventuranças mudam as prioridades da vida. Em vez de se preocuparem com bens materiais e motivações egoístas, os que querem ser realmente abençoados devem se concentrar nas coisas de Deus.