O que Deus diz sobre tristeza?

Na Bíblia Deus diz que a tristeza é passageira, não dura para sempre (Salmos 30:5). Deus também sente tristeza (Jesus chorou) e se compadece de quem está triste. Quando formos morar no Céu não haverá mais tristeza.

A tristeza é um sentimento que faz parte da vida de toda a gente mas ninguém gosta de sentir. Na Bíblia encontramos muitos casos de pessoas contando suas tristezas a Deus (até há um livro inteiro chamado Lamentações). Eles não negavam os seus sentimentos mas eram honestos e pediam Sua ajudar para ultrapassar essas fases. Independentemente das causas, Deus está lá para nos consolar nos tempos tristes.

Você está deprimido? Veja aqui: o que Deus diz sobre depressão?

Em Eclesiastes 3:1-4 vemos que há um tempo para tudo, incluindo a tristeza. Isso também implica que a tristeza passa. Algumas vezes dura mais, outras menos, mas não é para sempre. Por isso, não é preciso desesperar. Deus promete devolver a alegria a quem confia n'Ele e espera com paciência (Salmos 40:1-3).

Todo crente tem esta esperança: um dia vamos morar no Céu com Deus, onde não haverá mais tristeza nem choro (Apocalipse 21:4). E, enquanto estamos aqui na terra, temos de lembrar que Deus faz tudo, até os momentos de tristeza, resultar em nosso bem (Romanos 8:28).

Veja também: o que a Bíblia fala sobre luto?

Como posso deixar a tristeza?

Se sua tristeza dura há muito tempo, não é bom. Ficar sempre triste é uma doença – depressão (Salmos 31:9) – e aí você tem de sair disso.

  • Peça ajuda a Deus para voltar a ter alegria (Salmos 51:12).
  • Procure o apoio de irmãos e líderes, não se isole (1 Tessalonicenses 5:14).
  • Não desespere – acredite que vai passar (Salmos 42:11).
  • Agradeça a Deus pelas coisas boas, por mais pequenas que sejam (Colossenses 4:2).
  • Leia a Bíblia, ore e procure ouvir a Deus (Tiago 5:13).

Descubra aqui: o que fazer para deixar de ficar triste?