Como orar a Deus segundo a Bíblia

Devemos orar com fé, adorando a Deus, usando nossas próprias palavras, confessando nosso pecado, com coração grato e entregando tudo nas mãos de Deus.

Não existe uma única forma de orar corretamente, mas a Bíblia mostra 7 princípios que ensinam como orar a Deus:

  1. Acreditar que Deus ouve sua oração
  2. Dizer coisas boas sobre Deus
  3. Usar suas próprias palavras
  4. Confessar seus pecados e pedir perdão
  5. Dizer a Deus que confia nele qualquer que seja a resposta
  6. Dizer obrigado pelas coisas boas na sua vida
  7. Orar dizendo "em nome de Jesus"

Passo 1. Acredite que Deus vai ouvir

Antes de começar, lembre que Deus nos ama e ouve todas as nossas orações. Ele tem todo o poder e quer o melhor para nós. Quando oramos, precisamos crer nisso. Quem tem fé verá a resposta de Deus (Mateus 21:22).

Passo 2. Comece dizendo coisas boas sobre Deus

De uma forma simples, diga a Deus que reconhece que ele é Deus Todo-Poderoso, que Ele é o Rei, e tudo depende dele. Isso é adorar a Deus. Por exemplo:

  • Senhor, Tu és Rei
  • Meu Pai, Tu és bom
  • Meu Deus, eu te adoro porque Tu controlas todo o universo
  • Deus, tu és grande e poderoso

Passo 3. Peça a Deus usando suas próprias palavras

Não use fórmulas ou orações decoradas. Faça seus pedidos a Deus com fé e simplicidade. Ele nos conhece e nos ama como somos, não vai ficar impressionado se falarmos difícil. Conte a ele como está sentindo. Converse com Ele. Algumas coisas que você pode dizer a Deus com suas próprias palavras:

  • Me ajude a conseguir um emprego, Senhor
  • Pai, cura a minha irmã doente
  • Meu Deus, por que estou tão triste? Preciso de Ti
  • Senhor, preciso passar na prova, me ajuda
  • Pai, o que vai ser de mim agora? Me ajuda

Passo 4. Confesse e peça perdão por seus pecados

Seja transparente com Deus. Ele já sabe todas as coisas mas quer ouvir o seu coração arrependido. Diga a Deus o que você fez, e peça perdão. Por exemplo:

  • Eu menti. Me perdoe Senhor!
  • Senhor, preciso do Teu perdão. Eu copiei na prova
  • Pai, pensei coisas erradas, perdoa-me
  • Meu Deus, falhei novamente, perdoa meu pecado

Passo 5. Entregue nas mãos de Deus

Jesus nos ensinou a dizer "Seja feita a Tua vontade". Isto significa que na sua oração é importante que você reconheça que Deus está no controle. Diga, por exemplo:

  • Senhor, quero que estas coisas aconteçam, mas sei que Tu és Deus e sabes o que é melhor para mim
  • Preciso disto, Senhor, mas faz como achares melhor. Confio em Ti
  • Estou desesperado por uma resposta, Senhor. Mas mesmo que não aconteça, sei que me amas e algo melhor virá
  • Pai, se o que estou pedido não é o melhor para mim, que seja como Tu queres

Passo 6. Agradeça pelas coisas boas

Orar não é só fazer pedidos a Deus. É bom sempre agradecer na oração por aquilo que Deus tem feito por você. Pense em coisas boas e agradeça a Deus por elas (1 Tessalonicenses 5:18).

Passo 7. Diga "em nome de Jesus"

Não é uma fórmula mágica, mas terminar a sua oração com "em nome de Jesus" pode te ajudar a lembrar que é graças a Jesus que podemos orar com confiança ao Pai. Jesus nos ensinou a pedir tudo em Seu nome. Nem precisa ser no final. Mas lembre: a oração que Deus ouve só é possível graças a Jesus.

Não ore só quando precisa, continue orando

Oração não deve ser algo que acontece de vez quando, só na hora do aperto. Orações poderosas normalmente vêm de um estilo de vida de oração. Ore a Deus todos os dias. Várias vezes ao dia. Converse com Deus. Ele está ansioso por passar tempo com você. Sua fé vai aumentar e sua vida vai mudar.

Se você quer orar cada vez melhor, peça a Deus. A Bíblia diz que podemos pedir a Deus para nos ensinar como orar e Ele responde (Romanos 8:26). Ore a Deus dizendo: Senhor, como devo orar?

Leia a oração do Pai Nosso, por exemplo, e peça a Deus para te ajudar a orar mais como Jesus. Não use como uma fórmula para repetir, mas como exemplo de como falar com Deus:

"Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém".

Podemos orar de muitas formas diferentes, não há regras rígidas sobre como orar. Orar é falar com Deus. A oração não precisa ser bonita nem comprida para ser ouvida.

Quando orar?

A Bíblia diz que devemos orar em todo o tempo (1 Tessalonicenses 5:17). Podemos orar a Deus em qualquer altura e em qualquer lugar. Deus ouve sempre nossas orações, não importa onde estamos. Mas é bom também tirar um tempo para orar sozinho com Deus. É como ter uma conversa mais íntima com um amigo, sem distrações. Jesus procurava sempre ter um tempo a sós para orar (Lucas 5:16).

Podemos orar sozinhos ou em grupo. O mais importante é o relacionamento com Deus, não o que outras pessoas vão pensar. Não é uma atuação para impressionar, é uma conversa honesta com Deus. Também não é uma repetição constante de palavras mágicas para fazer uma coisa acontecer. Podemos repetir nossas orações a Deus mas não devemos deixar a oração cair em uma lengalenga sem significado (Mateus 6:5-8).