Como decido o que fazer da vida?

Deus tem um propósito para cada vida, incluíndo a sua! Cada pessoa tem um caminho diferente a percorrer mas a Bíblia ajuda a descobrir o caminho certo. Se você está procurando o que fazer da vida, siga esses passos:

1. Decida fazer a vontade de Deus

Esse é o melhor lugar para começar! Você pode estar procurando o que fazer em relação a estudos, emprego, ministério, família mas em todas as áreas de sua vida, o mais importante é honrar a Deus. Descubra o que Deus quer para sua vida.

A Bíblia ensina a vontade de Deus. Comece por fazer o que todo cristão deve fazer – dedique sua vida a Deus e às coisas que agradam a Deus. Pratique o bem, perdoe, vá à igreja, etc. É isso que Deus quer que você faça de sua vida, qualquer que seja o rumo (1 Coríntios 10:31).

Veja também: o que Deus quer de mim?

2. Pense nos seus sonhos, talentos e objetivos

Se você não sabe o que fazer, pense nas coisas que você gosta de fazer e nos seus talentos. Isso lhe ajudará a entender melhor as áreas que são mais apropriadas para você. Essas perguntas poderão ajudar a esclarecer um pouco o caminho:

  • Que capacidades você tem? Talentos, conhecimentos, experiências...
  • Quais são seus dons? Deus dá dons espirituais; use-os!
  • Quais são seus interesses? O que você gosta de fazer?
  • Que causas são importantes para você? O que lhe motiva?
  • Você tem algum sonho? (Não há problema se você não tem nenhum específico.)
  • Você tem alguma responsabilidade? Se você tem família ao seu cuidado, ou outra responsabilidade importante, essa deve ser sua prioridade

3. Ore

Peça ajuda a Deus! Se você pedir, Ele vai lhe ajudar a tomar a decisão certa (Tiago 1:5). A oração vai lhe aproximar mais de Deus.

Descubra aqui: como orar?

4. Peça conselhos

Se você tem dúvidas, converse com outras pessoas sobre o que fazer da vida. Se você conhecer alguém sábio, que lhe conhece bem, essa pessoa poderá ter alguns conselhos valiosos (Provérbios 15:22). Muitas vezes, Deus usa outras pessoas para lhe orientar. Aproveite a sabedoria dos outros.

5. Tenha paciência

Não se apresse! Deus tem um tempo certo para tudo. A resposta poderá vir muito rápido ou pode demorar algum tempo, mas será na hora certa. Tenha paciência e espere pela orientação de Deus (Salmos 27:14).

O tempo de espera pode ser bom para ir descobrindo aquilo que lhe interessa e as diferentes possibilidades. Você não precisa saber exatamente o que fazer pelo resto da vida logo, apenas precisa de orientação para o futuro próximo. O resto Deus mostrará no tempo certo. Confie nele.

6. Não tenha medo de mudanças de planos

Você pode fazer muitos planos mas Deus pode ter um plano diferente (Provérbios 19:21). Mudar de ideias não é errado! A resposta para “o que fazer da minha vida?” pode mudar com o tempo.

Algumas pessoas têm um propósito que seguem por toda a vida mas outras têm vários propósitos, para fases diferentes. Quer seja no trabalho, no ministério ou em outra área qualquer, Deus pode lhe chamar para seguir em outra direção no futuro. Fique aberto à direção de Deus, mesmo depois de tomar uma decisão.

Uma decisão errada não é o fim do mundo! Sim, há consequências, mas não é o fim de sua vida. Para a maioria das pessoas, a vida envolve errar, voltar atrás, dar voltas, experimentar... Confie em Deus e Ele lhe ajudará a encontrar seu rumo, mesmo depois de fazer erros.