A pergunta mais correta seria: Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é o próprio Deus! Na Bíblia descobrimos que o Espírito Santo tem emoções, vontades, intercede (Romanos 8:26-27), fica triste (Efésios 4:30), mas também atua como consolador, que Jesus havia dito que Ele seria (João 14:16-26; João 15:26).
A origem da palavra “espírito”, na Bíblia, se traduz como algo invisível aos olhos do ser humano, mas que produz algo visível. Em hebraico a palavra é ruah e no grego é pneuma. Possuem a mesma origem na raiz, que passa a ideia de “soprar”.
Veja estas passagens bíblicas, que podem direcionar para outros significados:
Vento - Gênesis 8:1 João 3:8
Fôlego - Habacuque 2:19 Apocalipse 13:15
A ideia destes significados tem algo muito semelhante com do espírito santo de Deus: Não vemos com nossos olhos humanos, mas sabemos que traz um efeito que podemos enxergar. Segundo o dicionário expositivo do Novo Testamento, o espírito de Deus é como o vento, é invisível, imaterial e poderoso.
O Espírito Santo é uma pessoa?
Sim, o Espírito Santo é uma pessoa, não apenas uma força ou um poder. Jesus disse que Ele é uma pessoa quando O chamou de nosso Conselheiro, algo que só uma pessoa pode ser (João 14:16-17). A Bíblia fala que Ele tem todas as características de uma pessoa:
-
Ele fala – a Bíblia conta que o próprio Espírito Santo falou com os discípulos como uma pessoa, não como uma força usada por alguém (Atos dos Apóstolos 13:2);
-
Ele pensa – o Espírito Santo sonda e compreende as coisas de Deus, tem capacidade intelectual (1 Coríntios 2:10-11);
-
Ele sente – se nós podemos entristecer o Espírito Santo, isso significa que Ele tem capacidade para sentir emoções (Efésios 4:30);
- Ele tem vontade – o Espírito Santo toma decisões, dando a conhecer a Sua vontade (Atos dos Apóstolos 16:7);
Ele é enviado tanto da parte de Deus Pai e de Jesus, o Filho, e é uma parte integral da Trindade.
Leia mais: o que é a Trindade?
O que o Espírito Santo faz?
- Ele fala de Jesus – o Espírito Santo glorifica a Jesus e O torna conhecido a nós. É só por Ele que podemos conhecer Jesus (João 16:13-15).
- Ele convence o pecador – quando alguém é convencido do seu pecado e da justiça de Deus, isso é por ação do Espírito Santo, também conhecido como Espírito da Verdade (João 16:7-8).
- Ele transforma o crente – quando uma pessoa aceita Jesus como seu salvador, recebe o Espírito Santo, que atua na sua vida para a salvação. Por isso, o Espírito Santo é chamado Espírito de Vida (Romanos 8:2).
- Ele guia – o Espírito Santo nos ensina como viver como Deus quer. Ele mora dentro do crente e ajuda-o a encontrar o caminho que deve seguir. É Ele que nos ajuda a interpretar a Bíblia corretamente e a aplicá-la nas nossas vidas (Gálatas 5:16).
- Ele capacita – através da ação do Espírito Santo, podemos vencer o pecado e viver de maneira digna. As novas atitudes do cristão são conhecidas como “fruto do Espírito”, porque são o resultado de Seu trabalho (Gálatas 5:22-24). É também o Espírito que nos dá capacidade para testemunhar de Cristo, ensinar e fazer boas obras. Até no Antigo Testamento, quem dava o ministério era o Espírito Santo de Deus.
-
Ele dá dons – Os discípulos receberam de Jesus dons diversos, pelo Espírito Santo tais como: discernimento, realizar milagres, profecia, interpretação, cura. Mas é o próprio Espírito Santo que operar esses dons em nós para ser bênção para todos (1 Coríntios 12:4-11).
O apóstolo Paulo também ansiou pelos mais variados dons, mas ele focou no amor, fez descritivos das qualidades do amor e disse que elas, nada vale ter outros dons. (1 Coríntios 13:4-8). Deixemos o Espírito trabalhar em nós conforme Sua vontade e façamos como Paulo exortou Timóteo: “Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso.” (1 Tm 4:15). Logo, os dons têm o propósito de edificação do corpo de Cristo (1 Coríntios 12:7; 1 Coríntios 14:12).
Veja também: o que é batismo no Espírito Santo?
Quem pode receber o Espírito Santo?
Se você aceitou Jesus como seu senhor e salvador, então o Espírito Santo já mora dentro de você. É Ele quem dá a vontade de ser mais como Jesus e de ficar mais próximo de Deus; é Ele quem tira a culpa do pecado. O Espírito Santo não habita em quem não acredita, mas Ele atua no coração de quem O deixa, para convencer e dar o dom da fé. Se você precisa de fé, basta pedir a Deus; o Espírito Santo virá e te ajudará.
Leia aqui mais: como receber o Espírito Santo?
Algumas passagens bíblicas sobre o Espírito Santo
- “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Corintios 6:19-20
- “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” João 14:16
- “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26
- “E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2:3-4
- “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." Atos 1:4-5
- “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” João 15:26
- “Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.” Romanos 15:13
Nomes e títulos do Espírito Santo
- Espírito Santo (Efésios 5:18);
- Espírito de Deus (Mateus 3:16);
- Espírito do Senhor (2 Coríntios 3:17);
- Espírito de Cristo (1 Pedro 1:11);
- Auxiliador ou Consolador (João 14:16; João 15:26; João 16:7);
- Espírito da Verdade (João 14:17);
- Espírito de Vida (Romanos 8:2);
- Espírito da Promessa (Gálatas 3:14; Efésios 1:13);
- Espírito de Adoção (Romanos 8:15; Gálatas 4:6);
- Espírito de Glória (1 Pedro 4:14);