Quem é Deus segundo a Bíblia

Denise Alves
Revisão por Denise Alves
Pedagoga, mestre em Literatura e formanda em Teologia

Deus é o ser supremo Criador de todo o universo. Ele não tem princípio nem fim, sabe todas as coisas, com poder para fazer tudo. Deus é espírito, não tem limitações físicas. Deus é amor. Deus é pessoal.

Ao mesmo tempo, é possível conhecê-lo e impossível compreendê-lo todo, porque Ele é muito maior e mais complexo que nós. A Bíblia é a revelação de Deus sobre quem Ele é.

Como é Deus

As Escrituras nos dizem que Deus é amor, eterno, Santo, Todo-Poderoso, é o sustentador de todas as coisas. Apesar da Sua soberania, poder e santidade Deus deseja se relacionar com as pessoas, se comunicando através da Sua Palavra.

Deus é um Deus acessível. Ele é o Deus pessoal e amoroso que Deus se manifestou no mundo através da pessoa de Jesus Cristo e continua presente com os que creem, através do Seu Espírito Santo. Veja outras características:

Deus é amor

Ele sabe tudo que você está passando e quer ajudar. Seu amor não se ganha nem se merece, é incondicional (1 João 4:10). Isso significa que o amor de Deus não depende de você. Ele te ama mesmo se você não acredita que Ele existe! Deus quer que você O ame. Mas ninguém pode forçar outra pessoa a amá-lo. Isso seria uma imposição cruel, mas o amor é uma decisão pessoal.

Deus decidiu nos amar (Mateus 3:16). E Ele também deu a você uma escolha: amá-Lo ou não. Se você não escolher segui-lo nem amá-lo, Ele deixa você ir e seguir sua vida sem Ele. Mas se você mudar de ideias, Deus está sempre pronto para te receber de braços abertos, como o Pai do filho pródigo (Lucas 15:20).

Deus é Espírito

(2 Coríntios 3:17), Ele não é material nem visível. Mas podemos ter algum vislumbre do Senhor a partir do que lemos em (Gênesis 1:26), que nós fomos feitos conforme a Sua imagem e semelhança.

Deus é 3 pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo)

Deus é único existente em 3 pessoas distintas e verdadeiras: Pai, Filho e Espírito Santo (Mateus 28:19). São iguais em poder e glória e os mesmos em substância e essência.

Deus é Santo

Deus é majestosamente Santo (Isaías 6:3). Ele é impecável e não há nada de ruim em Deus. Ele é totalmente puro e separado do mal. Por isso também nos convida a sermos santos como Ele é (1 Pedro 1:15-16, Salmos 77:13).

Deus tem personalidade

Ele ama, se alegra, fica triste, se zanga. Deus é criativo, tem sentido de humor e imaginação. Nós fomos criados à imagem de Deus, ou seja, a nossa capacidade racional e moral (coisas que outros animais não têm) são um reflexo da razão e moralidade de Deus (Gênesis 1:27).

Deus é um só

Só existe um Deus, mas Ele se manifesta em três maneiras diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo. A isso chamamos de Trindade. Não há outro Deus, Ele é único e todas as coisas estão sujeitas a Ele (Mateus 28:18-19).

Deus é infinito

Ele sempre existiu e o seu tamanho é impossível de medir. Deus inventou o tempo e o espaço. Ele não está limitado por eles e já existia quando não havia tempo e espaço.

Deus é Todo-Poderoso

Ele criou tudo o que existe no universo, cada detalhe. É por isso que universo funciona de maneira tão perfeita, tudo tão complexo seguindo regras exatas (Isaías 40:28).

É o Deus vivo

Deus é invisível, mas real (Jeremias 10:10). Ele não está inativo ou inoperante, mas vive e reina eternamente (Hebreus 10:31).

Deus vê tudo e sabe tudo

Como não está limitado, Ele consegue ver tudo o que aconteceu, está acontecendo e vai acontecer em simultâneo.

Deus é perfeito

Ele não falha, não erra, não faz coisas ruins e não muda. Nós mudamos com o tempo, temos novas experiências e mudamos de opinião, mas Deus é constante na sua perfeição. Podemos sempre confiar nele (Hebreus 13:8).

Posso conhecer Deus?

Sim, você pode conhecer Deus. Para nós é muito difícil entender o que Deus é, quem Deus é e como Deus é, por isso Ele decidiu revelar-se a nós de uma forma que dá para compreender. Deus se tornou num homem, Jesus Cristo. Ele viveu com outras pessoas como eu e você e provou que podemos conhecê-lo pessoalmente (João 1:14). Não é difícil, basta querer ser seu amigo e pedir perdão por rejeitá-lo. Deus também nos deixou a Bíblia, um livro todo que fala sobre Ele. Se você quer saber mais sobre Deus, leia a Bíblia.

Quer conhecer ainda mais, leia também:

Denise Alves
Revisão por Denise Alves
Mestre em Literatura pela Universidade de Coimbra, formanda em Teologia no IBP - Instituto Bíblico Português, licenciada em Letras pela UFMG, em Pedagogia pela UEMG.