Qual é o significado de onipotente, onipresente e onisciente?

Ser onipotente, onipresente e onisciente são três caraterísticas de Deus. Ele tem todo poder, todo conhecimento e está em todo lado. A Bíblia não usa as palavras onipotente, onipresente e onisciente mas mostra que Deus tem essas caraterísticas.

O prefixo “oni-” significa “todo”, algo que é completo, sem falhas. Assim, onipotente significa todo-poderoso, onipresente significa presente em todo lugar e onisciente significa com todo conhecimento.

A Bíblia mostra que Deus é o único que é onipotente, onipresente e onisciente. Ninguém é tão poderoso ou sábio como Deus e somente Ele consegue estar presente em todo lado ao mesmo tempo. As caraterísticas de onipotência, onipresença e onisciência mostram que Deus está acima de toda criatura.

O Deus onipotente

Deus tem todo poder. Não há nada que Ele não pode fazer! Seu poder é total (Gênesis 17:1).

Por Seu poder, Deus criou o mundo e estabeleceu suas regras. Por Seu poder, Deus também faz milagres. Nada é difícil demais para Deus, nenhuma situação está fora de Seu poder e ninguém é mais poderoso que Ele (Jeremias 32:17). Todo poder vem de Deus, por Sua permissão.

Nosso poder é limitado mas o poder de Deus é completo (Marcos 10:27). Deus é todo-poderoso, onipotente.

Descubra aqui mais sobre quem Deus é.

O Deus onipresente

Deus está em todo lado e vê tudo! Nada está escondido dele.

A Bíblia diz que é impossível fugir de Deus, porque Ele está presente em todo lado (Salmos 139:7-8). Não existe lugar nenhum onde Deus não pode entrar para ver o que está acontecendo. Deus vê tudo, até mesmo os segredos mais escondidos de nossos corações (Provérbios 15:3). Não dá para mentir a Deus, porque Ele sabe o que está acontecendo (Salmos 33:13-15).

Deus não está limitado a ficar em um só lugar de cada vez, como nós. Ele pode estar em todo lado ao mesmo tempo! Nenhuma outra criatura, nem mesmo os anjos ou demônios, tem esse poder de estar em todo lado. Somente Deus é onipresente.

O Deus onisciente

Deus entende todas as coisas e tem toda sabedoria. Ele conhece tudo.

Deus não somente vê tudo mas Ele também conhece tudo de maneira perfeita. Não existe nada que Deus não sabe ou que não entende. Ele conhece cada detalhe de Sua criação (Jeremias 10:12). Seu conhecimento é completo e Sua sabedoria é total. Ninguém é mais sábio que Deus porque Ele sabe tudo e sempre conhece o que é melhor (Provérbios 2:6).

Nós nem sempre entendemos o que está acontecendo mas Deus sabe e está no controle. Quando obedecemos a Deus, encontramos sabedoria (Salmos 111:10). Toda sabedoria vem de Deus, porque Deus é onisciente.