Deus capacita os escolhidos?

Sim! Deus capacita os escolhidos! Se olharmos para a Bíblia, encontraremos grandes exemplos que mostram o quanto Deus capacita os escolhidos.

O amor de Deus é sublime, Ele nos separou e nos preparou um caminho de crescimento e capacitação. Basta tomarmos posse do seu chamado e esvaziarmos o nosso coração de orgulho e altivez.

Na presença de Deus podemos aprender e crescer espiritualmente. Ele faz de nós como uma semente plantada em uma boa terra (Mateus 13:23). Os escolhidos nasceram de novo e devem ser alimentados para que amadureçam. A cada passo de fé Deus vai capacitando os seus filhos (Colossenses 1:9-11).

Como Deus nos escolhe?

Antes de tudo Deus já nos escolheu! A Bíblia nos diz que antes de sermos formados no ventre da nossa mãe, Deus já tinha nos escolhido (Jeremias 1:5).

Esta prova de amor atravessa o tempo. Antes de tomarmos conhecimento de que fomos separados por Deus, Ele já nos designou para a santa vocação em Cristo: "Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome" (João 15:16).

Em seu ministério na terra, Jesus não escolheu os discípulos por que eram capacitados nas escrituras - assim como os fariseus e sacerdotes - mas os separou por que tinham um coração disposto a aprender e obedecer a Ele. Isso é notório nos Evangelhos, tudo contribuiu para o bem segundo o propósito de Deus (Romanos 8:28). No seu tempo Jesus foi capacitando cada um - dia após dia - e de pescadores de peixes se tornaram pescadores de homens (Marcos 1:17).

Saiba:O que significa: tudo coopera para o bem de quem ama a Deus?

Ao receberem o convite de Jesus, os discípulos tomaram uma atitude que deu sentido a escolha: eles aceitaram ser escolhidos por Ele. Apesar de não perceberem totalmente o que havia de suceder, eles tomaram um posicionamento de fé e atenderam o chamado, isso é sinal de quem foi escolhido por Deus. Aquele que começou a boa obra, foi fiel para completá-la na vida de cada um daqueles homens (Filipenses 1:6).

Como Deus nos capacita?

Deus nos capacita através do Espírito Santo. O Espírito Santo nos edifica, guia e instrui. Desta forma somos capacitados a cada desafio em fé. Quando buscamos o Espírito Santo - meditando e orando - somos ensinados por Ele e a Sua presença nos capacita a cada atitude nossa que reflete Jesus (João 14:26).

Veja: O que é o Espírito Santo?

Em 2 Coríntios 3:5-6 fica claro que a nossa capacidade vem de Deus: "Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica".

Toda capacidade vem de Deus. Da mesma maneira que nos esforçamos para aprendermos mais de Deus, devemos permanecer em fé para continuarmos progredindo na soberana vocação em Cristo Jesus (1 João 2:27). Quem permanece nos ensinamentos do Senhor não apenas foi chamado, foi escolhido e capacitado por Deus (Mateus 22:14).