O que são e quais são os dons do Espírito Santo?

Os dons do Espírito Santo são capacidades que o Espírito dá às pessoas para a edificação da igreja. Os dons são dados de acordo com a vontade de Deus.

Quando buscamos o Espírito Santo e nos santificamos, desenvolvemos qualidades e dons que são dados pelo próprio Espírito Santo. Em 1 Coríntios 12:8-10, 1 Coríntios 12:28-30, Romanos 12:6-8 e Efésios 4:11-13 Bíblia enumera vários dons do Espírito:

Palavra de sabedoria

A verdadeira sabedoria vem de Deus; o dom da sabedoria é uma sabedoria espiritual que vai além da experiência e do bom senso. Deus é a fonte de sabedoria e quem é humilde de coração recebe a direção e instrução do Todo-Poderoso (Provérbios 2:6).

Palavra de conhecimento

O Espírito Santo ajuda a compreender e explicar assuntos espirituais. O conhecimento pode ser compreendido como ciência, a capacidade de acumular experiência através do Espirito Santo (Isaías 33:6).

Todos que aceitaram Jesus como seu salvador têm esse dom, mas algumas pessoas têm uma fé especialmente forte. A fé é a base de todo Cristão, mas pode ser desenvolvida. Através do crescimento da nossa fé gerar grandes frutos (Lucas 17:6, Efésios 2:8-9).

Cura

Deus dá o poder para curar doentes milagrosamente. O dom da cura não atua somente na parte física, mas também na área psicológica e espiritual como na libertação (Mateus 10:8).

Milagres

O Espírito Santo capacita a fazer sinais e maravilhas. Vale lembrar que milagres acontecem para que o nome do Senhor seja engrandecido, um milagre não é apenas material (Salmos 77:14).

Profecia

Profetizar é transmitir uma mensagem por inspiração de Deus. Profetizar não é adivinhar o futuro, a profecia surge da vontade de Deus em revelar algo a igreja ou a uma pessoa. Descubra aqui: há profetas hoje?

Discernimento de espíritos

Discernir espíritos é entender se uma mensagem vem de Deus ou não; o discernimento é muito importante para impedir a igreja de cair no engano. Todo cristão deve desenvolver o dom do discernimento, ele é essencial na caminhada da fé (1 Coríntios 2:14-16).

Variedade de línguas

Falar em línguas que você não conhece. O dom de línguas - ou línguas estranhas - está diretamente ligado ao o dom de interpretação de línguas, pois o objetivo principal do dom é edificar a igreja e não edificar a si mesmo (1 Coríntios 14:4, 1 Coríntios 14:18-19).

Interpretação de línguas

Entender e transmitir a mensagem de alguém que está falando em línguas, pela revelação do Espírito Santo (1 Coríntios 12:10). Veja aqui: o que a Bíblia ensina sobre falar em línguas?

Servir, ou prestar ajuda

Ajudar a igreja e outras pessoas quando precisam; quem tem o dom de servir é sensível para as necessidades dos outros e sabe quando ajudar.

Ensinar

A capacidade para explicar bem a Palavra de Deus, ajudando as pessoas a crescer espiritualmente. Algumas pessoas são usadas para instruir e equipar pessoas de acordo com a Bíblia.

Dar ânimo

Encorajar outras pessoas na hora certa com as palavras certas, pela inspiração do Espírito Santo (2 Timóteo 1:7).

Contribuir

Deus dá a algumas pessoas, muitos recursos e generosidade para poderem contribuir para a comunidade e a igreja. A generosidade é um dom que combate a avareza e a ganância (Atos dos Apóstolos 20:35).

Liderança

Pela graça do Espírito Santo, os pastores, mestres e outros líderes têm a sabedoria e autoridade para guiar outros crentes e ajudá-los a crescer sendo o primeiro a servir(Mateus 23:10-11).

Misericórdia

Ter compaixão de outras pessoas, compreendendo sua dor. Todo cristão deve ter empatia e se colocar no lugar dos que sofrem. Leia aqui: o que é misericórdia?

Administração

O poder para organizar diversos grupos e atividades da igreja de forma eficiente, mantendo a ordem, a disciplina e o bom testemunho.

Evangelizar

A capacidade para transmitir a mensagem da salvação e trazer pessoas para Deus. Compete a todo cristão anunciar as boas novas Senhor (Mateus 28:19-20).

O que são os 7 dons do Espírito Santo?

Os 7 dons do Espírito Santo são uma lista de qualidades espirituais difundidas na tradição católica. A referência aos sete dons vem do trecho do Antigo Testamento em Isaías 11:2-3, são eles:

  • Sabedoria
  • Entendimento
  • Concelho
  • Poder
  • Conhecimento
  • Piedade (tradução Vulgata)
  • Temor ao Senhor

Da mesma forma que há essa enumeração de dons no Antigo Testamento, temos no Novo Testamento os 9 dons do Espirito Santo ou 9 Frutos do Espírito listado por Apóstolo Paulo em Gálatas 5:22-23, são eles:

  • Amor
  • Alegria
  • Paz
  • Paciência
  • Amabilidade
  • Bondade
  • Fidelidade
  • Mansidão
  • Domínio Próprio

No entendimento protestante, os dons citados na Bíblia exemplificam algumas das infinitas qualidades que o Espírito Santo pode desenvolver no Cristão. A enumeração dos dons na Bíblia é uma forma de exemplificar as várias qualidades que o Cristão pode desenvolver buscando a Deus (Lucas 12:31, Jeremias 29:13).

Saiba mais em Quais são os frutos do Espírito?

Temos que ter claro em nossa mente que há diferentes dons e ministérios, mas é o mesmo Deus que atua em todos os dons, sempre com a finalidade de edificar a igreja (1 Coríntios 12:4-7).

Todos os dons do Espírito Santo são para hoje?

Sim, os dons do Espírito Santo são para hoje. Todos esses dons são importantes para edificar a igreja. Os dons mais “sobrenaturais” ainda são válidos hoje; não deixaram de existir.

Algumas pessoas interpretam 1 Coríntios 13:8-10 como um sinal que dons como profecia e falar em línguas não acontecem mais. Mas a passagem também diz que o conhecimento passará (o que ainda não aconteceu). Na verdade, está falando sobre o fim dos tempos, quando tudo que é imperfeito vai desaparecer. A Bíblia diz que não devemos proibir esses dons, mas analisá-los com cuidado (1 Tessalonicenses 5:19-21).

Atenção! Os dons do Espírito Santo devem ser usados de forma respeitosa e ordenada, dando bom testemunho. Quem tem um dom não faz parte de uma “elite” religiosa mas tem o dever de usar esse dom para ajudar outras pessoas (1 Coríntios 14:39-40; 1 Coríntios 14:12).