O que é misericórdia?

Misericórdia é ter compaixão de alguém, querendo diminuir seu sofrimento. Quem tem compaixão se sente triste com a miséria de outra pessoa e quer ajudar. Misericórdia é uma caraterística muito importante de Deus.

A misericórdia de Deus

A Bíblia diz que Deus é misericordioso. Ele vê a situação triste de cada pecador e sente misericórdia. Deus poderia nos abandonar em nossos pecados e simplesmente nos castigar mas Ele fica triste por nos ver assim e quer nos ajudar. Ele mostrou Sua misericórdia enviando Jesus para nos salvar (Efésios 2:3-5).

Deus não é distante nem apático. Deus não é cruel, exigindo castigo e dor. Ele é justo mas se preocupa com cada pessoa e quer aliviar seu sofrimento. Deus nos ama e em Seu amor tem misericórdia.

Jesus mostrou a misericórdia de Deus enquanto andou na terra. Em vez de trazer castigo e julgamento, Jesus curava, consolava, perdoava e encorajava. Por sua misericórdia, Jesus restaurou vidas em vez de destruí-las (Marcos 10:48-52).

Como posso ter misericórdia?

A Bíblia diz que cada crente deve ter misericórdia de outras pessoas, porque Deus tem misericórdia dele (Mateus 5:7). Para isso, precisamos ver os outros como pessoas iguais a nós, com problemas e dificuldades mas com valor. Peça a Deus para tornar seu coração sensível a outras pessoas, sentindo misericórdia de seu sofrimento. Se você se sentir zangado, irritado ou ameaçado por alguém, lembre-se que essa pessoa é humana como você e que também precisa de misericórdia (Oséias 6:6).