O que significa "buscai ao Senhor enquanto se pode achar"?

O apelo para "buscar ao Senhor enquanto se pode achar" significa que nosso tempo é limitado. Chega uma hora em que todos nós temos de enfrentar a justiça de Deus. Por isso, devemos procurar o perdão e a graça de Deus enquanto ainda temos oportunidade.

"Buscai ao Senhor..."

Isaías 55:6-7 explica que devemos procurar nos aproximar de Deus enquanto ainda podemos. Deus gosta de perdoar e restaurar. Não é Seu prazer nos castigar. Ele quer nos abençoar, apagando nossos pecados mas Ele só faz isso quando nos arrependemos.

Arrependimento é rejeitar e abandonar a vida de pecado, nos voltando para Deus (Tiago 4:8-10). Quando fazemos isso, Deus nos perdoa e não nos condena mais por nossos pecados. Ele muda a situação, nos transformando.

Veja aqui mais: o que é arrependimento?

Jesus veio para morrer em nosso lugar. O castigo por nossos pecados já foi pago! Quem aceita esse sacrifício de Jesus pela fé não precisa mais pagar o preço (João 3:16-18). Jesus muda a vida, mesmo do pior pecador. Em Jesus, todos temos esperança.

Quando buscamos a Deus, encontramos salvação.

"… enquanto se pode achar"

Mas Deus também é justo. Ele não tolera nem se acomoda com o pecado. Aqueles que não reconhecem que são pecadores nem querem mudar de vida serão castigados. Deus quer perdoar mas Ele não vai perdoar quem não se arrepende (Lucas 13:3).

Há um tempo limitado para o arrependimento. Deus não vai esperar para sempre. Mais cedo ou mais tarde, vamos ter de prestar contas a Deus. Para os salvos, esse será um dia de grande alegria, porque em vez de condenação, receberemos a vida eterna! Mas para quem não se arrependeu, será um dia de castigo (Hebreus 9:27-28).

Veja também: o que é o Juízo Final?

Para cada um de nós, chegará um dia quando não teremos mais chance de buscar a Deus. O tempo terá esgotado. Deus fará justiça. Não sabemos quando esse dia chegará em nossas vidas, por isso, precisamos buscar a Deus agora, enquanto podemos. Deus oferece o perdão agora; devemos aproveitar.

Atenção: arrependimento não significa que nunca mais vamos pecar. Enquanto ainda estamos aqui na terra, somos falhos e tomamos decisões erradas. Mas a diferença é que agora lutamos contra o pecado, reconhecemos que é errado e procuramos fazer melhor, com a ajuda de Jesus.