O que é o Juízo Final?

O Juízo Final é o dia de julgamento de todas as pessoas, no fim dos tempos. Os mortos irão ressuscitar e Deus irá julgar as ações de cada um. Quem for condenado irá para o inferno mas os salvos por Jesus irão para o Céu.

Veja também: como será a segunda vinda de Jesus?

Como será o Juízo Final?

A Bíblia diz que o Juízo Final vai acontecer no fim dos tempos, depois da segunda vinda de Jesus. O Juízo Final é um tribunal: Deus será o juiz e todas as pessoas que alguma vez existiram serão julgadas. Todos ressuscitarão para esse julgamento (Daniel 12:2).

Leia aqui: o que a Bíblia diz sobre o fim dos tempos?

As ações de cada pessoa serão expostas e julgadas com imparcialidade por Deus (Apocalipse 20:12-13). Todos que não tiverem seus nomes escritos no Livro da Vida serão condenados por causa de seus pecados. Eles serão lançados no lago de fogo, junto com o diabo e seus anjos, onde sofrerão castigo eterno (Apocalipse 20:15).

Os verdadeiros seguidores de Jesus terão seus nomes escritos no Livro da Vida. Eles escaparão do julgamento no dia do Juízo Final e vão morar no Céu com Jesus (Mateus 25:32-34). Mas os que apenas fingem amar Jesus serão revelados e condenados.

O Juízo Final é injusto?

Não, o Juízo Final não é injusto. Uma pessoa pode ser muito boa mas se cometer um crime, vai receber castigo. Da mesma forma, todo pecado merece castigo. Deus não se alegra em castigar mas Ele é justo e perfeito e não tolera o pecado. O castigo do pecado é ficar eternamente separado de Deus (Romanos 3:23).

Quem rejeita Jesus como seu salvador não quer estar com Deus. Tudo de bom vem de Deus, por isso uma eternidade sem Deus é eterno sofrimento.

Veja aqui: o que é o inferno?

Mas Deus nos deu uma forma de escapar no Juízo Final, recebendo perdão. Na cruz Jesus levou nosso castigo. Agora quem se arrepende de seus pecados e aceita o sacrifício de Jesus pode ficar eternamente junto de Deus (João 3:17-19).

E quem nunca ouviu sobre Jesus?

A Bíblia não é clara sobre o que acontecerá a quem nunca ouviu sobre Jesus no Juízo Final. Mas Romanos 2:14-15 parece sugerir que quem nunca teve a oportunidade de conhecer Jesus será julgado por sua consciência. Não sabemos como Deus vai julgar essas pessoas mas podemos confiar que Ele será justo.