O que é o inferno?

O inferno é o lugar de tormento criado para punir satanás e os seus seguidores, e destruir o pecado. Quem morre no pecado vai para o inferno. Deus não quer que ninguém vá para o inferno, por isso enviou Seu filho Jesus para morrer por nós e nos salvar de nossos pecados. Se você aceitar Jesus como seu salvador, você vai ter vida eterna com Deus, não será condenado no inferno.

O inferno existe?

Sim, a Bíblia fala que o inferno é real, como o Céu; não é uma metáfora. O inferno é o lugar onde os pecados são punidos. Quando pecamos, ficamos separados de Deus (Romanos 3:23). Isso causa a morte, tanto física como espiritual. O inferno é o lugar de separação total de Deus. Como tudo de bom vem de Deus, quem fica totalmente separado de Deus só vai ter tristeza e tormento. É por isso que o inferno é um lugar tão ruim, sem esperança.

No Antigo e no Novo Testamento existem menções acerca da existência do inferno. Ora aparecem as palavras sheol, ora hades, gehenna (geena) ou tártaro (estas 3 últimas palavras gregas ocorrem apenas no NT) para designar o inferno, como lugar de punição e separação eterna de Deus. Veja alguns exemplos:

Pois um fogo foi aceso pela minha ira, fogo que queimará até as profundezas do Sheol.
Ele devorará a terra e as suas colheitas e consumirá os alicerces dos montes.

Deuteronômio 32:22

E você, Cafarnaum, será elevada até ao céu? Não, você descerá até o Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje.
Mateus 11:23

Mas eu digo a vocês que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: 'Racá', será levado ao tribunal. E qualquer que disser: 'Louco!', corre o risco de ir para o fogo do inferno. (tradução de 'gehenna')

Mateus 5:22

Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo. (tradução de 'tártaro')

2ª Pedro 2:4

O que a Bíblia ensina sobre o inferno?

Como será o inferno?

Mateus 13:49-50

A Bíblia não descreve com detalhes onde e como será o inferno, mas relata com clareza que será um lugar de grande sofrimento e distância de Deus. Veja algumas características relacionadas ao inferno, de acordo com o texto bíblico:

  • Lugar de castigo e ausência de Deus (2 Tessalonicenses 1:9)
  • Lugar preparado para o Diabo e seus anjos (Mateus 25:41)
  • Lugar de completa escuridão e trevas (2 Pedro 2:17)
  • Onde haverá choro e ranger de dentes (Mateus 8:12)
  • Haverá sofrimento comparado ao fogo que nunca se apaga (Marcos 9:43)
  • Onde haverá destruição da alma (Mateus 10:28)
  • Lugar com lago de fogo e enxofre para atormentar (Apocalipse 21:8)

Como um Deus amoroso pode permitir sofrimento eterno?

Deus permite a existência do inferno porque Ele é Justo. O inferno é a punição justa pelo pecado. Todos os pecados cometidos sobre a terra serão punidos no juízo de Deus. Se aceitarmos que Jesus levou a punição em nosso lugar, não teremos que pagar pelos nossos próprios pecados. Mas se O rejeitarmos, teremos que enfrentar a punição digna dos nossos pecados.

Deus não pode conviver com o pecado, porque Ele é Santo. Daí, quando pecamos ficamos separados de Deus. O inferno é a morte completa, sem nenhuma ligação com Deus. Isso causa um sofrimento eterno, porque quando morrermos já não estaremos limitados às regras do tempo e espaço material, estaremos na eternidade.

Deus é amor (1 João 4:8) e enviou Jesus para nos salvar do inferno e restaurar nosso relacionamento com Ele (João 3:16). Mas Deus não obriga ninguém a estar com Ele contra sua vontade. Deus nos ama e nos deu liberdade para escolher ama-Lo ou rejeitá-Lo. Se decidirmos não estar com Ele, pagaremos pelas consequências da nossa escolha (João 12:48).

Se Ele não nos desse essa escolha, não seria amor, seria uma prisão. Ele não obriga ninguém a segui-Lo, mas aqueles que o aceitam pela fé, gozarão a eternidade na Sua presença.

Uma questão de escolha...

O que é o inferno? João 3:36

Só vai para o inferno quem não quer estar com Deus. A escolha é de cada um. Se alguém não quer mesmo passar a eternidade com Deus, então não passará. Mas Deus já avisou como isso será, o sofrimento do inferno, separado d'Ele (Apocalipse 21:8). Deus não esconde a verdade de ninguém.

Não se engane nem perca a oportunidade de escolher ficar com Deus. Há consequências para qualquer que seja a nossa escolha: Vida eterna ou morte eterna (Mateus 25:46). Não há opção para indecisão ou abstenção. Se estiver indeciso, decida-se por Deus enquanto há tempo e viva conforme Jesus ensinou.

Deus não quer que ninguém vá para o inferno, mas Ele respeita a escolha de cada um.

Leia mais: o que é Sheol, segundo a Bíblia?