Como superar o medo da morte?

Você pode superar o medo da morte com a ajuda de Deus. Jesus venceu a morte, por isso não precisamos temer mais. Não querer morrer é um sentimento natural mas Jesus pode lhe dar paz.

Para superar o medo da morte:

Entenda o que é a morte

Segundo a Bíblia, a morte é nossa inimiga. A morte surgiu por causa do pecado, que nos separou de Deus. Ele é a fonte de toda a vida, mas quando nos rebelamos contra a Sua Palavra e vontade, afastamo-nos de quem nos mantinha vivos e caminhamos em direção à morte. Agora a morte faz parte do mundo mas não devia ser assim.

A ausência da Vida gera morte. Deus é o Pai da vida. Ele criou todo o universo com propósito de ter comunhão com Ele, em harmonia. Mas quando o homem decidiu viver à sua própria maneira negligenciando o que o Senhor disse, escolhendo seguir caminhos que o conduziriam à morte, perdeu contacto espiritualmente com Deus. Quando nos afastamos da vida de Deus, morremos espiritualmente e isso desencadeia a morte em vários outros sentidos, principalmente a morte física.

Sozinhos não podemos fazer nada em relação à vida (onde ou quando nascer, prolongar a vida ou impedir o seu fim). Não há poder em nós em nós mesmos para controlar isso. O ser humano, apesar de ter se emancipado, não é autossuficiente: somos todos dependemos da vida que vem de Deus. Nesse sentido, não podemos nos salvar da morte, ela é um fato para qualquer pessoa. Somos seres 100% mortais.

Superar o medo da morte - 2 Samuel 22:5-6

Um perigo maior que a morte física

Uma das certezas que todos precisamos de ter na vida é que um dia iremos morrer. Um dia, as pessoas que amamos vão morrer... Apesar de não gostarmos de falar sobre esse assunto, ele é uma realidade para todos nós. A cada dia que passa, nossas células vão envelhecendo e se degenerando. A vida é breve, estamos à caminho do fim. Todos estamos sujeitos à passar por doenças repentinas ou podemos ficar condicionados à limitações que surgem com o passar dos anos...

Tendo em mente esse quadro trágico (e mórbido), morrer em boa velhice, gozando de saúde e lucidez mental seria a escolha da maioria de nós. Mas, infelizmente, muitos jovens e crianças morrem diariamente, acometidos por doenças, tragédias, violência ou causas naturais. Este seria o pior cenário, se pensarmos na fatalidade da morte. Mas muito pior que a morte súbita, ou em circunstâncias catastróficas, de guerras, epidemias, desastres naturais, etc, é a morte eterna. Esta é a mais terrível condição de sofrimento que a pessoa sem Deus irá enfrentar.

Muito pior que perdas materiais, sociais, intelectuais, financeiras e até mesmo a morte do corpo físico é a morte do espírito. Quando acontece essa morte, ela condiciona a uma punição eterna, considerada segunda morte (Apocalipse 20:14). Essa última morte é uma condição sem precedentes, de trevas e sofrimento, de eterna ausência de Deus.

Então, não há mais nada a fazer? Estamos todos condenados?

Não! Felizmente há uma saída! Deus quer nos dar vida novamente (Romanos 6:23), uma vida abundante que não termina com o findar dos dias aqui. Essa é a esperança eterna inaugurada por Jesus Cristo. Ele ressuscitou e venceu a morte! Aos que creem no Senhor, também concederá que sejam ressuscitados para a vida eterna.Por isso, não haverá condenação para aqueles que estão em Cristo (Romanos 8:1)

Deus não se alegra com a morte de ninguém Ezequiel 18:32 e por causa do amor que tem por nós, convida-nos para ter vida novamente, através do Seu Filho, Jesus Cristo (1 João 5:12).

Mas por que ainda temos que enfrentar a morte ?

A morte e o sofrimento são consequências do pecado da humanidade (depravação humana). Todos somos pecadores e merecemos a justa punição pelo distanciamento de Deus. Mas a morte não é o fim. Quando morremos, o corpo se decompõe mas a alma continua a existir. A alma é nossa identidade, quem somos. Depois da morte podemos estar para sempre com Deus (ir para o Céu) ou ficar eternamente separados dele (ir para o inferno). Cada pessoa pode escolher o que vai fazer.

Veja aqui: o que acontece depois da morte?

Entregue sua vida a Jesus

Para quem não tem Jesus, ter medo da morte é uma atitude sensata. A morte pode ser assustadora. Mas Jesus veio para nos libertar da morte. Quando ressuscitou, Jesus derrotou a morte. Agora a morte não tem mais poder.

Para quem tem Jesus no seu coração, a morte já não é motivo de medo (1 Coríntios 15:55-57). Quando morrermos vamos estar para sempre junto de Deus, sem mais tristeza nem sofrimento. Vamos ressuscitar e viver para sempre num lugar muito melhor. Se você ainda não entregou sua vida a Jesus, convide-o a morar dentro do seu coração hoje (Romanos 10:9-10). Jesus lhe ama e quer estar com você para sempre.

Veja também: como posso ter certeza da vida eterna?

Peça a Deus que lhe tire o medo

O amor de Deus afasta o medo (1 João 4:18). Se você sente medo da morte, fale com Deus sobre isso. Ele pode lhe ajudar a viver sem esse medo. Deus tem muitos planos bons para sua vida e planos ainda melhores para a eternidade!

Ter algum "medo" da morte é natural e saudável, porque nos protege em situações perigosas. Mas o medo exagerado da morte pode causar pânico, ansiedade e muitos problemas. Deus não quer que o medo da morte estrague sua vida. Ore e confie que Deus lhe vai ajudar a superar esse medo.

Descubra o que a Bíblia diz sobre seu medo

A Bíblia tem uma resposta para todas as razões para ter medo da morte. Para superar o medo da morte é importante entender e crer nessas verdades. Veja o que a Bíblia diz sobre:

  • O medo do desconhecido – você não sabe como será o Céu mas Deus promete que será muito, muito bom; Deus está no controle e lhe ama, Ele tem o melhor para você – Jeremias 29:11; 1 Coríntios 2:9
  • O medo de perder entes queridos – Deus também ama quem você ama; você pode confiar que Deus vai tomar conta deles – Romanos 8:28
  • O medo de sofrer – Deus é fiel; Ele vai lhe ajudar em qualquer situação; Deus nunca lhe vai abandonar, nem mesmo no sofrimento, nem na morte – Romanos 8:38-39; Hebreus 13:5