O que acontece depois da morte?

Embora os detalhes não sejam muitos, na Bíblia nós encontramos a informação sobre o que realmente acontece depois da morte. Quem estiver em Cristo vai estar com o Senhor, mas os que morrem em seus pecados vão para um lugar de sofrimento, separados de Deus, enquanto aguardam o Juízo Final.

A Bíblia nos diz que a nossa existência não consiste apenas em nossos corpos físicos mas também em nossas almas. A morte é a separação entre corpo e alma, e não o fim da nossa existência.

Veja também: será que há vida após a morte?

Para os que acreditam em Jesus

Para os salvos, estas quatro coisas acontecem após a morte.

1) Vão estar na presença de Cristo

Sabemos que Jesus está agora assentado à direita de Deus no céu. O apóstolo Paulo afirmou que partir significava estar com o Senhor (Filipenses 1:23-24) e que era melhor estar ausente do corpo e presente com o Senhor (2 Coríntios 5:6-9). Jesus também deu a entender que depois da morte quem crê nele vai estar imediatamente com ele (Lucas 23:43).

Leia aqui: como posso ter a certeza da vida eterna?

2) Vão estar num lugar de glória

Jesus chamou de "Paraíso" o lugar onde vamos habitar com ele (2 Coríntios  5:8) e Paulo, como vimos acima, disse que será "muito melhor" estar com Jesus do que aqui (Filipenses  1:23).

3) Vão continuar aguardando a ressurreição

Mesmo depois da morte, vamos continuar aguardando a ressurreição, quando receberemos corpos gloriosos (Romanos 8:23, Filipenses 3:21).

Descubra aqui quais os sinais do fim dos tempos.

4) Serão aperfeiçoados

Após a morte, os cristãos estão finalmente limpos de todo pecado e não mais vão pecar, passando a ser então perfeitos, nesse sentido (Romanos 8:291 Tessalonicenses 5:23Efésios 5:27).

Para os que não acreditam em Jesus

Quem morre sem ter colocado fé em Jesus para perdão de seus pecados fica completa e eternamente separado de Deus e da sua graça e bênção. Segundo a Bíblia, o descrente entra em uma realidade dolorosa e cheia de sofrimento (hades), enquanto aguarda o juízo final. Jesus fala sobre essa situação na parábola do homem rico e Lázaro, em Lucas 16:22-26.

Veja aqui mais sobre as parábolas de Jesus.

Na volta de Jesus e após o juízo final, o descrente (todo aquele cujo nome não se encontrar no Livro da Vida) será lançado no inferno, juntamente com a besta, o falso profeta, o diabo, a morte e o hades (Apocalipse 19:20, Apocalipse 20:10, Apocalipse 20:14-15).