O que a Bíblia fala sobre luto?

A Bíblia apresenta o luto como uma expressão natural e correta de nossa tristeza quando alguém morre. Muitas pessoas na Bíblia ficaram de luto por seus entes queridos. Quando estamos de luto podemos encontrar conforto em Jesus.

Pessoas de lugares diferentes mostram seu luto de maneiras diferentes. Quando um israelita morria, seus parentes e amigos se juntavam para chorar alto, vestindo pano de saco e se cobrindo de cinzas (Gênesis 37:34). A comunidade se juntava para consolar a família.

Veja aqui: qual era o significado de rasgar as vestes?

Crente pode ficar de luto?

Sim, crente pode ficar de luto. A morte é sempre um evento triste (Eclesiastes 7:2). Durante o luto, as pessoas têm a oportunidade de expressar sua tristeza. Isso é muito importante porque a morte de uma pessoa amada causa emoções muito fortes, que precisam ser libertadas.

Deus não espera que o crente nunca fique triste. A Bíblia diz que há um tempo para tudo na vida, até para chorar (Eclesiastes 3:1-4). O próprio Jesus chorou quando viu a tristeza das irmãs de Lázaro. O crente não precisa ser mais forte que Jesus.

Veja também: por que Jesus chorou?

A Bíblia convida a “chorar com os que choram”, mostrando compaixão por quem está de luto (Romanos 12:15). Dar carinho e apoio na hora do luto é ser bom amigo.

O luto só se torna um problema quando dura demais. A tristeza não dura para sempre. Mesmo sentindo a falta de quem morreu, é preciso continuar a vida. Ficar muito tempo de luto não é saudável.

Consolação no luto

No luto podemos encontrar consolação em Jesus (Mateus 5:4). Jesus entende nosso sofrimento e está sempre presente para confortar nas horas mais difíceis.

Deus não fica feliz com a morte de ninguém (Ezequiel 18:32). A morte é uma das consequências do pecado. Mas em Jesus temos a esperança da ressurreição e da vida eterna (João 11:25-26). Quem ama Jesus não precisa ficar desesperado perante a morte. A morte é nossa inimiga mas Jesus já venceu e promete dar vida eterna a todos que se arrependem de seus pecados e creem nele.

Mesmo não tendo a certeza sobre a salvação de alguém, podemos encontrar conforto em Deus. Ele não vai nos abandonar. Deus pode dar o conforto que mais ninguém consegue dar.