A mãe de Moisés era Joquebede, uma mulher da tribo do Levi. Ela nasceu no Egito e casou com seu sobrinho Anrão (Êxodo 6:20). A Bíblia conta que teve três filhos: Miriã, Arão e Moisés.
O que Joquebede fez?
Joquebede salvou seu filho, Moisés, da morte quando ele era bebê. O faraó mandou lançar todos os meninos recém-nascidos ao rio Nilo, para impedir o povo judeu de ficar muito forte e se revoltar contra os egípcios. Mas quando Joquebede teve Moisés, ela escondeu o menino por três meses. Chegou uma hora em que já não o conseguia esconder, por isso fez um pequeno barco com um cesto, colocou Moisés dentro e o deixou na margem do rio Nilo.
Veja aqui a história de Moisés e quem foi Arão?
A filha do faraó encontrou o cesto, teve dó do menino e o adotou. Ela contratou Joquebede para ser a ama de Moisés. Assim, Joquebede criou seu filho quando era pequeno. A Bíblia não conta mais nada sobre a mãe de Moisés.
Leia a história em Êxodo 2:1-10
O que podemos aprender com a mãe de Moisés?
Joquebede confiou em Deus, mesmo contra as ordens do poderoso faraó. Ela foi corajosa e salvou a vida de seu filho, que muitos anos depois libertou seu povo da escravidão. Deus recompensou sua fé, permitindo que ela criasse seu filho. A mãe e o pai de Moisés entraram na lista dos heróis da fé do livro de Hebreus (Hebreus 11:23).
Tal como Joquebede:
- Podemos confiar em Deus em todas as circunstâncias;
- Devemos ser corajosos e obedecer a Deus, mesmo quando corremos perigo;
- Deus nos recompensa quando O obedecemos;
- Deus pode usar pequenas ações nossas para transformar muitas vidas.
Veja também: