Quem foi Josué na Bíblia?

Josué foi o sucessor de Moisés, que liderou o povo de Israel na conquista da terra prometida. Ele conquistou a cidade de Jericó e organizou a divisão da terra de Canaã entre as doze tribos. Josué ficou conhecido como um líder corajoso, com muita fé em Deus.

Josué, auxiliar de Moisés

Desde jovem, Josué serviu como auxiliar de Moisés, acompanhando seu trabalho. Quando Moisés subiu ao monte Sinai para receber os Dez Mandamentos, Josué foi com ele. Josué também passava muito tempo no tabernáculo do Senhor (Êxodo 33:11). Assim, Josué aprendeu com Moisés como ser um bom líder e se tornou um adorador fiel a Deus.

Veja aqui: quem foi Moisés na Bíblia?

Josué também se destacou desde cedo como líder militar. Na primeira batalha dos israelitas depois de saírem do Egito, Josué liderou o exército. No deserto, Josué teve uma grande vitória contra os amalequitas (Êxodo 17:11-13).

Quando chegaram à fronteira de Canaã, Josué foi um dos doze espiões escolhidos para observar a terra. Apenas Josué e Calebe creram que Deus lhes podia dar a terra, derrotando os povos fortes que viviam lá (Números 14:6-8). Por isso, todos os outros israelitas adultos morreram durante os 40 anos no deserto. Mas Josué e Calebe entraram na terra prometida.

Veja também: quem foi Calebe na Bíblia?

Josué, líder de Israel

Quando Moisés estava perto da morte, ele declarou Josué como seu sucessor. Ele impôs suas mãos sobre Josué, que ficou cheio do Espírito Santo de Deus, e todo o povo de Israel o reconheceu como seu líder (Deuteronômio 34:9).

Depois da morte de Moisés, Josué liderou o povo na conquista de Canaã. A primeira grande conquista foi Jericó. Deus parou as águas do rio Jordão e Josué e todo o povo atravessaram em terra seca (Josué 3:15-16). Depois, durante sete dias, os israelitas marcharam em redor de Jericó. No sétimo dia, os muros de Jericó caíram e os israelitas destruíram a cidade.

Josué liderava o povo em se manter fiel a Deus, por isso Deus lhe dava vitória nas batalhas. Nenhum de seus inimigos conseguia resistir. Então o povo de Gibeom decidiu enganar Josué para se salvar. Eles convenceram Josué que eram de uma terra distante e fizeram um acordo de paz com ele. Josué não os matou, porque tinha feito uma promessa, mas eles se tornaram servos dos israelitas (Josué 9:26-27).

Vendo o sucesso de Josué, um grupo de reis amorreus se uniu para lutar contra ele. Durante a batalha, Josué orou a Deus e o sol parou no seu lugar durante quase um dia inteiro! Nesse dia, os israelitas tiveram uma grande vitória (Josué 10:12-14).

Descubra aqui: quem foi a esposa de Josué?

Depois de muitas guerras e muitas vitórias, Josué reuniu o povo e dividiu a terra entre as tribos de Israel. Cada tribo ficou responsável por eliminar os inimigos restantes de seu território. Josué advertiu o povo a se manter sempre fiel a Deus e renovou a aliança.

Já velho, com 110 anos, Josué morreu. Josué creu em Deus, por isso durante sua vida ele viu o poder de Deus no Egito, no deserto e na terra prometida.