Quem foi Calebe na Bíblia?

Calebe foi um companheiro de Josué que liderou a conquista da terra prometida. Ele acreditou no poder de Deus e, por isso, Deus o abençoou com vida longa e conquistas no fim de sua vida.

Calebe, o espião

Quando o povo de Israel chegou à fronteira da terra prometida, Moisés enviou 12 espiões para descobrir se a terra era boa ou ruim (Números 13:1-2). Um dos 12 espiões era Calebe, filho de Jefoné, da tribo de Judá.

Veja também: quem foi Moisés na Bíblia?

Depois de 40 dias, os espiões voltaram com a notícia que a terra era boa e fértil, mas os povos que moravam lá eram muito fortes. Os outros espiões desanimaram o povo mas Calebe acreditava que Deus lhes iria dar a vitória (Números 13:30-31). Calebe e Josué tentaram animar o povo, declarando que Deus tinha poder para expulsar seus inimigos e lembrando como a terra era boa. Mas o povo se rebelou contra Deus e falou em apedrejar Calebe, Josué, Moisés e Arão.

Por causa da rebelião, Deus castigou o povo, declarando que eles iriam passar 40 anos no deserto (Números 14:32-34). Todos os israelitas adultos iriam morrer sem entrar na terra prometida. Apenas Calebe e Josué iriam entrar. Deus abençoou Calebe, porque era homem íntegro, e prometeu uma herança para seus descendentes (Números 14:24).

Leia aqui: quem foi Josué na Bíblia?

Calebe conquista sua herança

Calebe se tornou líder da tribo de Judá e, com 85 anos de idade, entrou na terra prometida. Ele conquistou a parte da terra que tinha explorado como espião, que se tornou sua herança. Mesmo sendo velho, Calebe ainda tinha força para lutar! - Josué 14:10-11

Durante a conquista da terra, Calebe prometeu dar sua filha, chamada Acsa, em casamento a quem conquistasse um lugar chamado Quiriate-Sefer. Seu sobrinho Otoniel conquistou a cidade e se casou com Acsa. Mais tarde, Otoniel se tornou líder de Israel (Juízes 3:9-11).

O que podemos aprender com Calebe?

  • – enquanto outros viam apenas os problemas, Calebe confiava na promessa de Deus; por isso, Calebe viu o cumprimento da promessa
  • Coragem – Calebe estava pronto para obedecer a Deus, mesmo quando era perigoso
  • Paciência – Calebe apenas recebeu sua herança aos 85 anos mas ele não desistiu de Deus durante os 40 anos no deserto