Onde fica o rio Jordão e qual é sua importância na Bíblia?

O rio Jordão fica na fronteira oriental de Israel e é o rio principal da região. Na Bíblia, o rio Jordão foi o palco de vários episódios importantes, como o início da conquista da terra prometida e o batismo de Jesus. Mas o rio Jordão não tem nenhum poder especial em si, é apenas um rio como os outros.

Na Bíblia, a terra de Canaã era todo o território entre o Mar Mediterrâneo e o rio Jordão. Essas deveriam ser as fronteiras do país de Israel mas algumas tribos também se estabeleceram na região no lado oriental do rio. O Jordão era (e ainda é) uma fonte importante de água para Israel. Havia também rotas comerciais importantes que passavam pelo rio Jordão. Por isso, o rio era um lugar de trânsito bastante populoso.

Rio Jordão

Atualmente, o rio Jordão fica na fronteira entre Israel, a Oeste, e a Jordânia e a Síria, a Este. A secção inicial do rio desagua no Mar da Galileia, continuando depois para sul, até desaguar no Mar Morto.

O rio Jordão, em si, não tem nenhuma força especial. Apenas foi o cenário onde milagres aconteceram, pelo poder de Deus. Algumas coisas importantes que aconteceram no rio Jordão foram:

A travessia do rio Jordão

Quando Josué começou a conquista de Canaã, seu primeiro desafio foi atravessar o rio Jordão. Era a altura do ano quando o rio, normalmente pequeno, transbordava em suas margens, tornando a passagem muito difícil (Josué 3:15-16).

Deus mandou os sacerdotes entrar na água, carregando a Arca da Aliança. Assim que entraram, Deus parou a correnteza mais acima e a água escoou, deixando um caminho aberto! Os sacerdotes ficaram no meio do leito do rio e todo o povo de Israel atravessou em terra seca.

Josué mandou tirar 12 grandes pedras do leito do rio e construiu um memorial com eles, para todos se lembrarem desse dia. Essa foi a primeira grande vitória de Josué. Quando os povos ouviram como os israelitas tinham atravessado o Jordão, todos ficaram desmoralizados e com medo de lutar contra eles (Josué 5:1).

Veja aqui a história completa de Josué.

A subida de Elias ao céu

Séculos depois do tempo de Josué, o profeta Elias estava chegando ao fim de seu ministério. No seu último dia de vida, ele caminhou com seu discípulo Eliseu até o rio Jordão. Quando chegaram à margem, Elias enrolou seu manto e bateu na água com ele. A água se dividiu e os dois homens atravessaram o rio a seco! - 2 Reis 2:7-8

Na outra margem do rio, Elias subiu ao céu em um redemoinho e nunca mais foi visto. Ele deixou cair seu manto, que Eliseu pegou. Voltando para casa, Eliseu enrolou o manto de Elias e bateu outra vez na água do Jordão. E, mais uma vez, a água partiu e ele atravessou a seco (2 Reis 2:13-15). Esse ato marcou Eliseu como o sucessor do ministério de Elias.

Leia aqui a história de Elias.

A cura de Naamã

Eliseu se tornou muito conhecido e um dia recebeu a visita de um general sírio chamado Naamã. Esse homem tinha contraído lepra, uma doença da pele mortífera e altamente contagiosa. Ele veio visitar Eliseu para receber um milagre, porque a lepra não tinha cura.

Em vez de falar diretamente com Naamã, Eliseu lhe enviou uma mensagem para ir se lavar sete vezes no rio Jordão. Naamã ficou ofendido por não ser recebido por Eliseu e desprezou o rio Jordão, que não era nada de especial (2 Reis 5:11-12).

Por fim, os servos de Naamã o convenceram a se lavar no Jordão. Quando terminou o sétimo banho, a pele de Naamã estava completamente purificada! Vendo isso, Naamã se converteu e decidiu adorar somente a Deus (2 Reis 5:14-15).

Descubra aqui mais sobre Naamã.

O batismo de Jesus

No Novo Testamento, João Batista pregava na zona desértica junto do rio Jordão. Ele aproveitava as águas do rio para batizar as pessoas que se arrependiam de seus pecados (Mateus 3:4-6).

Um dia, Jesus veio e pediu para ser batizado. João o batizou e, quando Jesus subiu da água, o Espírito Santo desceu sobre ele na forma de uma pomba e uma voz do céu declarou que ele era o filho de Deus (Lucas 3:21-22). Esse evento marcou o início do ministério de Jesus.

Veja também: por que Jesus foi batizado?

Jesus viveu algum tempo em Cafarnaum, uma pequena cidade junto do Mar da Galileia, e pregou em muitos lugares na região do rio Jordão. Assim, ele cumpriu a profecia sobre o povo dessa região receber uma grande luz (Mateus 4:14-16).