O que a Bíblia diz sobre luxúria?

A luxúria é o desejo descontrolado por prazeres carnais errados. Na Bíblia a luxúria é uma coisa ruim, ligada a relações sexuais erradas. O contrário da luxúria é o domínio próprio.

A luxúria é o uso errado do prazer. O relacionamento sexual e o prazer são coisas que Deus criou para nosso bem, na hora certa e dentro dos limites. A luxúria ignora os limites e procura satisfazer desejos intensos a todo custo, sem pensar nas consequências.

A luxúria é a força por trás de todo tipo de imoralidade sexual:

  • Prostituição
  • Adultério
  • Violência sexual
  • Incesto

O pecado começa na mente, com desejos que ficam fora de controle. O desejo forte por coisas erradas e distorcidas leva à ação. A pessoa que se deixa controlar pela luxúria não tem domínio próprio.

A realidade triste é que a luxúria não traz satisfação. Por mais que a pessoa ceda a todos os seus desejos, não vai se realizar e acabará mais frustrado, querendo sempre mais. Isso é porque a verdadeira satisfação vem de se aproximar de Jesus. Somente é possível desfrutar de verdade dos prazeres da vida quando se desfruta com moderação com coração puro.

Leia também: o que é imoralidade sexual na Bíblia?

Como vencer a luxúria?

É possível vencer a luxúria! Você não é um animal irracional. Deus criou você com capacidade para se controlar. Para vencer a luxúria:

Peça perdão

Se você tem um problema com a luxúria, confesse para Deus e peça perdão. Deus sempre perdoa quem se arrepende (1 João 1:9). Peça que Deus mude seu coração e seus desejos, para serem puros. Peça para que Deus lhe dê força, sabedoria e coragem para fazer o que é preciso para se libertar da luxúria.

Veja também: Deus perdoa tudo?

Fuja da tentação

Sim, o conselho da Bíblia é fugir! Não é covardia, é sensatez (1 Coríntios 6:18). Da mesma forma que você foge de um carro na estrada para não ser atropelado, você deve fugir da tentação sexual.

Pense nas coisas que lhe despertam a tentação (revistas, filmes, certos lugares?). Agora evite essas coisas.

Descubra aqui: o que a Bíblia diz sobre pornografia?

Controle seus pensamentos

O problema começa nos pensamentos. Por isso, quando vêm pensamentos errados, rejeite-os. Você pode mudar a forma como você pensa. Resista aos pensamentos de luxúria, lute contra eles e Jesus lhe ajudará a vencer (Romanos 12:2; Tiago 4:7).

Também é muito importante focar nas coisas de Deus. Quando você enche sua mente com pensamentos bons, de Deus, não deixa espaço para coisas como a luxúria. Refletindo na palavra de Deus e procurando aplicar em sua vida, você verá que Deus transformará seus pensamentos (Filipenses 4:8).