Como vencer o pecado?

Você pode vencer o pecado com a ajuda de Jesus. Por causa de Jesus, é possível ficar livre do pecado e viver de forma diferente. A Bíblia dá conselhos práticos para vencer o pecado.

A Bíblia diz que o pecado escraviza (Romanos 7:21-23). É por isso que é tão difícil vencer o pecado. Mas Jesus veio para nos libertar dessa escravidão. Com sua vida, morte e ressurreição, Jesus mostrou que é possível vencer o pecado e viver de forma diferente. Sozinhos, não conseguimos, mas com Jesus podemos vencer!

A Bíblia ensina que, para vencer o pecado, você precisa:

Se arrepender

Esse é o primeiro passo – reconhecer o erro, aceitar que é errado e decidir mudar. Isso se chama arrependimento. O pecado é errado, não é aceitável, merece castigo. Sozinho, você não consegue mudar a situação, mas Deus está pronto para perdoar e lhe ajudar a mudar.

Foi por isso que Jesus veio. Ele levou o castigo pelos seus pecados lá na cruz. Agora, se você reconhece que errou e quer mudar, você pode pedir perdão a Deus e crer que Jesus vai lhe salvar do pecado e do castigo (Romanos 10:9-10). Quando você declara Jesus como seu salvador, ele entra em seu coração e muda sua vida.

Veja aqui mais sobre como se arrepender.

Pedir a ajuda de Deus

A grande dificuldade em vencer o pecado é a falta de força e motivação. Você precisa de ajuda. Na fraqueza, Deus tem a força que você precisa para vencer. Peça Sua ajuda. Nada é impossível para Deus (Mateus 19:26). Ele vai lhe ajudar.

Não desista. Ser salvo não significa que agora você nunca mais vai tropeçar. Vencer o pecado pode levar tempo mas Deus lhe ama e está sempre pronto para lhe perdoar quando você reconhece seu erro e pede perdão. Continue lutando e Ele vai lhe ajudar a vencer o pecado!

Veja também: como posso saber se Deus me perdoou?

Mudar pensamentos e atitudes

Jesus disse que todo pecado começa por dentro (Marcos 7:21-23). Por isso, é muito importante atacar a raiz do problema: a tentação. Quais são os pensamentos, os lugares ou as situações que despertam seu pecado? Evite-os, lute contra eles. Combata os pensamentos errados com a palavra de Deus.

Você pode mudar seus pensamentos (Romanos 12:1-2). Procure encher seus pensamentos mais com as coisas de Deus, orando, lendo a Bíblia, refletindo em coisas boas e indo para a igreja. Pense nas consequências de seu pecado e, se você machucou alguém, vá e peça perdão. Pense em outras atitudes que você pode ter em vez de pecar. E confie sempre em Jesus.

Atenção! Os pecados mais difíceis de combater são os que se tornaram um hábito. Para vencer esses pecados, você poderá precisar da ajuda de outras pessoas. Ter alguém a quem você tem de prestar contas ajuda. Por isso não se isole. Procure alguém maduro, como um pastor, que pode lhe ajudar (Tiago 5:16).