Se cortar é pecado?

Sim, se cortar é pecado mas Deus lhe ama e quer lhe libertar. Jesus tem a paz que você está procurando na automutilação. Se cortar é muito perigoso para a saúde e não é a solução para seus problemas.

O que é automutilação?

Automutilação é cortar seu corpo de propósito para infligir dor. Existem muitas razões por que algumas pessoas se cortam. Algumas dessas razões são:

  • Por que não conseguem expressar sua dor emocional
  • É uma dor que entendem e sabem tratar (ao contrário de seus sentimentos)
  • Para se punirem
  • Para escaparem ou sentirem algum controle sobre suas vidas

Mas se cortar é muito perigoso para a saúde. Você pode morrer sangrando ou com uma infecção nas feridas. A automutilação pode oferecer uma solução temporária mas não vai resolver os problemas que você está tendo. Se cortar facilmente se torna um vício descontrolado e muito perigoso.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre anorexia?

O que a Bíblia diz sobre se cortar?

Deus não quer que você destrua seu corpo (1 Coríntios 6:19-20). Ele lhe ama! Deus tem poder para resolver seus problemas, restaurar sua vida e lhe libertar do desejo de se cortar.

Se cortar é um ato de destruição. Você pensa que tem controle mas na verdade o desejo de se cortar está controlando você. Esse desejo não vem de você; vem do diabo, que quer lhe destruir (João 10:10). Mas Jesus quer lhe dar vida e esperança!

Jesus entende o que você está passando. Ele foi rejeitado, gozado e as pessoas não o compreendiam. Jesus sofreu muito mas ele superou tudo e pode lhe ajudar a superar também (Hebreus 2:18). Ele lhe conhece, entende sua situação e lhe ama muito.

Jesus já levou o castigo. Ele foi ferido e seu sangue foi derramado para salvar você. Ele morreu para você ser curado (Isaías 53:5). O sangue de Jesus já pagou por todos os seus pecados. Você não precisa verter o seu.

A automutilação traz apenas um alívio temporário. Jesus traz alívio verdadeiro. A paz de Jesus é mais profunda e permanente que qualquer outra solução (João 14:27). Jesus tem poder para curar suas feridas físicas e emocionais. Onde parece não haver solução, Jesus vai trazer restauração.

Veja aqui: o que Deus diz sobre depressão?

Como parar de me cortar?

Primeiro, se você ainda não aceitou Jesus como seu salvador, ore pedindo perdão por seus pecados e reconhecendo que você precisa que Jesus lhe salve do seu problema, do pecado e do inferno. Creia em Jesus e você será salvo (Romanos 10:9-10).

Entenda que o desejo de se cortar vem do diabo para lhe destruir. Rejeite a influência do diabo em sua vida e declare que você só vai aceitar a verdade de Jesus, que lhe ama e quer lhe dar vida (Tiago 4:7). Sempre que você sentir desejo de se cortar, rejeite essa mentira do diabo! A solução está em Jesus, não na automutilação.

Jogue fora a lâmina. Se você crê que Jesus é a solução, você não vai precisar mais da lâmina para se cortar. Jogar fora a lâmina é um ato de fé. Para ser realmente livre, você precisa se livrar da lâmina que você usa para se cortar.

Não se isole. Você não está nessa luta sozinho. Procure uma igreja e converse com um pastor ou líder de confiança (Hebreus 10:25). Deus usa outros crentes para nos ajudar.

Atenção! Em alguns casos, parar de se cortar pode levar algum tempo. Mas não desespere! Jesus lhe ama e nunca lhe vai abandonar, mesmo se você tiver algumas recaídas (Isaías 41:10). Continue a confiar no poder de Jesus e ele vai lhe ajudar a ficar livre.