Ir ao cinema é pecado?

Não, ir ao cinema não é pecado. Deus não condena a diversão e nem todos os filmes no cinema são ruins. Cada cristão pode escolher se quer ir ao cinema ou não.

Assistir filme é errado?

Não, assistir filme não é errado mas devemos ter cuidado com o tipo de filme que escolhemos ver. Tal como acontece com livros, há filmes bons e filmes maus e o que é bom para uma pessoa pode ser mau para outra. Cada pessoa precisa conhecer seus limites e respeitar os limites dos outros.

Antes de decidir sobre assistir um filme, se informe. Qual é o tema? Qual é a idade mínima para assistir e porquê? Você acha que o filme vai respeitar seus limites? Se você vai assistir um filme com companhia, considere também os limites de quem vai assistir (1 Coríntios 8:9).

Leia aqui: um cristão pode assistir filme de terror?

O ambiente do cinema é pecaminoso?

O ambiente no cinema depende das pessoas que estão lá dentro. Algumas pessoas gostam de namorar no cinema mas a maioria das pessoas só quer assistir um filme em boa companhia. Quem gera confusão no cinema é reprovado pelos outros espectadores e poderá ser convidado a sair.

A influência que um filme e o ambiente do cinema têm varia de pessoa para pessoa. É importante lembrar que é só uma história, você não tem de acreditar nem aceitar tudo que vê. O ambiente do cinema serve para envolver o espectador melhor no filme mas isso não significa que a pessoa capta tudo sem pensar. Podemos pensar criticamente sobre o que vemos (1 Tessalonicenses 5:21).

O cinema e o testemunho cristão

Ir ao cinema pode ser uma boa oportunidade para falar do evangelho. Quando um cristão vai ao cinema com amigos que não são crentes, isso dá muitos bons tópicos de conversa. Muitos filmes nos deixam com perguntas interessantes que podemos debater e que podem levar a conversas sobre Cristo, sem ser forçado.

Jesus não tinha medo de estar na companhia de “pecadores”. Ele se divertia com eles em festas e jantares, mesmo sabendo que isso escandalizava os fariseus. Jesus não nos tirou do mundo, ele nos enviou para fazer a diferença (João 17:15-18). Às vezes é preciso arriscar escandalizar alguns irmãos para poder alcançar descrentes.

Se você não tem problema em ir ao cinema mas sabe que um irmão acha errado, evite conversar sobre isso com ele (Romanos 14:1). Se ele lhe confrontar sobre o assunto, explique sua opinião com amor e respeito e não o condene por ter uma opinião diferente. Peça sabedoria a Deus para saber como proceder bem.