Como vencer a tentação?

Eis a boa notícia: você pode vencer a tentação! Não é impossível. Com a ajuda de Jesus, você pode aprender a resistir à tentação e a viver livre do pecado. A Bíblia mostra como isso é possível.

A Bíblia diz que Deus nunca dá tentações que são impossíveis de resistir. Ele sempre oferece uma saída (1 Coríntios 10:13). Resistir à tentação pode ser muito difícil às vezes, mas não é impossível. Se você se arrependeu de seus pecados e crê em Jesus, ele vai lhe ajudar a vencer a tentação.

Esses são 6 conselhos práticos da Bíblia para resistir à tentação:

1. Usar a palavra de Deus

Quando Jesus foi tentado no deserto, ele usou as Escrituras para silenciar o diabo (Mateus 4:3-4). A Bíblia lhe ajuda a identificar e vencer as tentações, ensinando o que é certo e o que é errado. Quanto mais você estuda e pensa na Bíblia, mais fácil será reconhecer situações de tentação e tomar a atitude certa. A verdade da Bíblia liberta (João 8:32).

Além disso, quando você pensa na Bíblia, você enche sua mente de coisas boas. Isso ajuda a mudar seu coração e a se sentir menos tentado pelo pecado.

Conheça mais sobre o que a Bíblia diz sobre a tentação e de onde ela vem.

2. Orar

Não há problema nenhum em admitir que você é fraco e precisa de ajuda! Foi por isso que Jesus ensinou os discípulos a orar por livramento da tentação (Mateus 6:13). Deus ajuda quem pede.

Quais são suas fraquezas? Conte para Deus e peça Sua ajuda para superar a tentação. Você pode se sentir fraco mas Deus é forte e tem poder para lhe ajudar.

3. Resistir

Você pode resistir à tentação! Esse passo pode parecer óbvio mas muita gente não tenta resistir. A Bíblia diz que quando você resiste ao diabo, ele foge (Tiago 4:7). Quando vem o pensamento ou a situação de tentação, diga “não!”

Se você é salvo por Jesus, você tem poder para escolher o que é certo. Deus não retira todas as tentações da vida mas Ele dá força para resistir.

4. Fugir

Sim, a Bíblia aconselha a fugir! Mais especificamente, fuja da tentação sexual (1 Coríntios 6:18). A tentação sexual é um tipo de tentação muito forte e quem peca sexualmente brinca com fogo. Se você se encontrar em uma situação de tentação sexual, fuja!

José, no Egito, também fugiu quando foi tentado a cometer adultério. Não há vergonha nenhuma nisso. Esse conselho também funciona para qualquer tentação muito forte. Se você sente que não vai conseguir resistir, fuja da tentação.

Leia aqui: o que é imoralidade sexual?

Resistir e fugir são as duas formas mais importantes de vencer a tentação.

5. Ser radical

Não espere que a tentação apareça para começar a agir! É melhor prevenir que remediar. Jesus aconselhou seus discípulos a se livrarem de tudo que os levava a pecar (Mateus 18:8-9).

Por vezes, aquilo que você vai ter de fazer para vencer a tentação vai doer tanto como perder uma mão ou um olho! Mas é melhor perder algo precioso agora que cair em condenação. Por isso, se você tem alguma coisa que lhe tenta, livre-se dela. Essa coisa poderá ser uma revista, um computador, um doce, uma lâmina... Seja radical e use sua criatividade; tire a tentação de sua vida.

Atenção! Pessoas diferentes têm tentações diferentes. O que você vai precisar tirar de sua vida pode não fazer diferença nenhuma na vida de outra pessoa. Faça o que você sabe que precisa fazer mas não exija que todos façam o mesmo.

Veja também: Jesus foi tentado?

6. Não desistir

Nenhum crente é perfeito. Por vezes você vai cair em tentação e pecar. Mas não desista! Peça perdão a Deus e procure mais formas de vencer a tentação. Deus sempre perdoa quem se arrepende (1 João 1:9).

Vencer a tentação pode levar tempo e esforço. Nem sempre é fácil mas Deus recompensa quem não desiste (Gálatas 6:9). Ele vai estar com você e lhe ajudar pelo caminho todo.