Qual é o significado lascívia?

Lascívia é a sensualidade usada de maneira errada e sem domínio próprio. A pessoa lasciva corre atrás do prazer sexual sem se importar com os limites. A lascívia leva a atos de imoralidade sexual.

Deus criou o ato sexual para ser desfrutado dentro do casamento saudável entre um homem e uma mulher (Mateus 19:4-6). Esse é um ato de intimidade física e espiritual, que produz a bênção da vida. Fora desse padrão, qualquer prática sexual é pecado.

A lascívia é muito parecida com a luxúria. Começa com uma atitude virada para os prazeres sexuais, que se torna numa busca por esses prazeres nos lugares errados. A mentalidade pecaminosa distorce o prazer sexual e cria desejos perversos.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre luxúria?

A lascívia está também ligada ao ato de convidar outros a participarem de imoralidade. A atitude provocadora e sensual é lasciva. A pessoa lasciva não ama, apenas usa outras pessoas como objetos para satisfazer seus desejos pervertidos.

No entanto, a lascívia não traz verdadeira satisfação. É sempre preciso mais e os desejos levam a atos cada vez piores e mais perigosos. Na verdade, a lascívia não produz a intimidade nem o amor de um casamento saudável, guiado por Deus. Pelo contrário, muitas vezes destrói relacionamentos.

Como vencer a lascívia?

A Bíblia diz que é possível vencer a tentação (1 Coríntios 10:13). Isso inclui até a tentação sexual. Você pode vencer a lascívia com a ajuda de Jesus!

Peça perdão

A primeira coisa a fazer é reconhecer seu problema com lascívia e se arrepender, pedindo perdão a Deus. A Bíblia diz que Deus perdoa e purifica quem se arrepende (1 João 1:9). Peça também que Deus seja o dono de sua mente e purifique seus pensamentos.

Aprenda a ter domínio próprio

Domínio próprio significa saber se controlar. Isso inclui controlar os pensamentos. A Bíblia diz que você pode mudar seus pensamentos (Romanos 12:2). Quando chegam os pensamentos lascivos, rejeite-os! Continue rejeitando-os em nome de Jesus, até se irem embora. Escolha pensar mais nas coisas de Deus e encher seus pensamentos de coisas boas.

Descubra aqui: como vencer a tentação?

Fuja da imoralidade

Sim, fuja! Se você se encontrar em uma situação de perigo, onde você sabe que a tentação é grande, saia dali (1 Coríntios 6:18). Essa é a solução da Bíblia. É melhor reconhecer a fraqueza e fugir que fingir ser muito forte e cair no pecado.

A idolatria e a lascívia

Em algumas partes da Bíblia, a lascívia é comparada com a idolatria. Quando alguém se afasta de Deus para seguir outras religiões ou filosofias, é como se cometesse adultério contra Deus. O desejo por caminhos errados é como a lascívia, tornando a pessoa impura e estragando sua intimidade com Deus.