Por que Jesus foi batizado?

Jesus foi batizado por João Batista para revelar sua identidade, marcar o início de seu ministério e ser um exemplo para todos nós. Jesus não tinha pecado nem precisava ser batizado para arrependimento.

João Batista batizava o povo para arrependimento de seus pecados. Ele estava preparando os corações das pessoas para a vinda de Jesus (Marcos 1:2-4). Quando Jesus veio para ser batizado, João Batista não quis. Ele sabia que Jesus era o Messias e não tinha pecado. Mas Jesus lhe disse que era necessário, para cumprir toda a justiça. João Batista concordou e batizou Jesus (Mateus 3:13-15).

Veja aqui mais sobre João Batista

Jesus foi batizado para revelar sua identidade

Quando Jesus saiu da água, o Espírito Santo desceu sobre ele em forma de pomba e uma voz dos céus disse “tu és o meu filho amado; em ti me agrado”. Jesus foi publicamente reconhecido como Filho de Deus (Lucas 3:21-22).

João Batista reconheceu esse sinal. Deus lhe tinha avisado que quando ele visse o Espírito Santo descendo sobre alguém, essa pessoa era o Filho de Deus (João 1:32-34). Quando Jesus foi batizado, Deus confirmou que ele era o Salvador prometido, que iria tirar o pecado do mundo.

Jesus foi batizado para marcar o início de seu ministério

Antes de seu batismo, Jesus tinha vivido como uma pessoa normal, sem ensinar o povo nem realizar milagres. Ele foi carpinteiro e não chamou muita atenção para si. O batismo marcou o fim do tempo de crescimento e preparação e o início do ministério público de Jesus.

Quando Jesus foi batizado, ficou confirmado que ele tinha o poder do Espírito Santo para realizar a vontade de Deus. Seu batismo também revelou o propósito de seu ministério: se identificar com o pecador arrependido e levar nossos pecados (Romanos 6:3-4).

Descubra aqui: Jesus começou seu ministério com quantos anos? Porquê?

Jesus foi batizado como exemplo para todos nós

Jesus foi um exemplo para nós em tudo que fazia. Ele foi batizado para mostrar a importância do arrependimento. O arrependimento é essencial para a salvação (Atos dos Apóstolos 2:38). Quando alguém se arrepende de seus pecados e aceita Jesus como seu salvador, ele se torna filho de Deus.

Leia aqui: o que a Bíblia diz sobre o batismo?

O batismo cristão também é importante como sinal público de comprometimento com Deus (1 Pedro 3:21-22). Jesus mostrou que era completamente dedicado a fazer a vontade de Deus. Ele também ordenou o batismo de cada pessoa que se compromete a ser seu seguidor (Mateus 28:19-20).