O batismo de Jesus foi realizado por João Batista no rio Jordão. Ele entrou na água, foi batizado e foi identificado como o Filho de Deus. O batismo de Jesus marcou o início de seu ministério.
João Batista, primo de Jesus, estava pregando o arrependimento e batizando quem se arrependia no rio Jordão. Ele anunciava que em breve viria alguém maior que ele, que iria batizar no Espírito Santo. João era apenas o mensageiro, que estava preparando o caminho (Lucas 3:15-16).
Leia aqui: quem foi João Batista?
Um dia, quando Jesus tinha cerca de 30 anos, ele desceu ao rio Jordão para ser batizado. João não queria batizar Jesus, porque ele se achava indigno e que ele precisava ser batizado por Jesus. Mas Jesus lhe disse que era importante, “para cumprir toda a justiça”. Então João concordou e batizou Jesus (Mateus 3:13-15).
Quando Jesus saiu da água, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele na forma de uma pomba. Uma voz do céu disse “tu és o meu Filho amado; em ti me agrado” (Marcos 1:10-11). Depois desse evento, Jesus foi para o deserto para ser tentado e, em seguida, começou a pregar.
Descubra aqui: como é o batismo nas águas?
Por que Jesus foi batizado?
Jesus foi batizado “para cumprir toda a justiça”. Ele não precisava ser batizado como sinal de arrependimento, porque ele não tinha pecado. Mas o batismo de Jesus foi importante para mostrar que ele fez tudo que deveria ser feito.
O batismo de Jesus também serviu para marcar o início de seu ministério. Antes desse tempo, Jesus tinha vivido como um homem comum, trabalhando como carpinteiro. Quando Deus revelou a identidade de Jesus, ele foi apresentado oficialmente ao mundo e as pessoas começaram a reparar nele.
Veja aqui mais sobre por que Jesus foi batizado.
Jesus foi batizado por imersão?
Sim, Jesus provavelmente foi batizado por imersão. A Bíblia diz que ele entrou na água para ser batizado. Se João Batista só derramou um pouco de água em sua cabeça, não seria necessário entrar na água.
Veja também: o batismo deve ser por imersão?
Entrando e saindo da água, Jesus estava mostrando qual era sua missão: morrer e ressuscitar para nos lavar de nossos pecados (Romanos 6:3-4).