O que significa ser reverente? O que a Bíblia fala sobre reverência?

Ser reverente significa ter grande respeito por Deus. A Bíblia diz que devemos ter reverência porque Deus é santo, perfeito e justo. Ele merece nosso respeito e nossa dedicação.

Reverência é respeitar a Deus por quem Ele é. A pureza de Deus é como um fogo que destrói toda impureza. Por isso, não é bom fazer pouco caso de Deus (Hebreus 12:28-29). Desprezar a santidade de Deus é muito insensato.

A reverência a Deus é fruto do amor, não apenas do medo. Devemos respeitar o poder de Deus mas a verdadeira reverência vem quando entendemos o amor de Deus por nós, que enche nossos corações de amor por Ele. O sacrifício que Jesus fez na cruz nos leva a ter reverência por ele.

Como mostrar reverência por Deus?

Ser reverente a Deus é uma atitude que afeta várias áreas da vida. Você pode mostrar sua reverência ao:

Obedecer a Deus

Quem ama a Deus quer agradar a Deus. Por isso, a reverência a Deus leva à reverência por Suas leis. Deus nos dá regras para vivermos de maneira pura e correta. Essas regras foram criadas para nosso bem, não para nos oprimir. Ele fica feliz quando obedecemos, colocando Sua vontade acima da nossa (Hebreus 5:7).

Lutar contra a tentação

Parte de obedecer a Deus é rejeitar o pecado. Quem é reverente a Deus tem desprezo pelo pecado, porque o pecado afasta de Deus. Com a ajuda de Jesus, é possível vencer a tentação, vivendo de maneira pura e agradável a Deus.

Descubra aqui: como vencer a tentação?

Tirar tempo para Deus

A reverência é diferente do medo, porque o medo faz fugir mas a reverência aproxima. Uma consequência visível da reverência é querer ficar mais próximo de Deus, dedicando tempo à oração, ao estudo da Bíblia, ao louvor e à igreja.

Veja aqui: o que é temor a Deus?

Ser grato

Quem não é grato pelas bênçãos de Deus está desprezando a Deus! Se você quer ser reverente, agradeça a Deus por tudo que Ele faz por você. Além de aumentar sua reverência por Deus, a gratidão também aumentará sua alegria.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre gratidão?

Ser humilde

O arrogante não consegue ser reverente, porque se acha superior. Mas quem é humilde reconhece que Deus é maior. O humilde e reverente admite seus erros e pede perdão a Deus, reconhecendo que precisa da ajuda de Deus em sua vida (1 João 1:8-9).

Amar seus irmãos

Ninguém pode ser reverente a Deus e desprezar seus irmãos (1 João 4:20-21). A reverência ao Criador leva ao respeito por Sua criação. Deus criou e ama cada pessoa. Mostrar amor e respeito por outras pessoas, apesar de serem diferentes, é mostrar reverência por Quem nos criou.

A reverência a Deus é uma atitude do coração que precisa ser colocada em prática!