O que é temor a Deus?

Ter temor a Deus é ter um profundo respeito por Deus e querer agradá-Lo. Temer a Deus não é ficar assustado e cheio de medo de Deus, mas ter reverência. Temer a Deus é uma atitude sábia (Salmos 111:10).

Por que ter temor a Deus?

Deus é santo e perfeito. Ele tem poder sobre tudo e o universo todo pertence a Ele. Deus odeia o pecado. Nós não somos nada, comparados com Deus. Somos pequenos e fracos e pecamos. Fazemos o que Deus odeia e Ele tem todo direito de nos destruir. Mas Deus nos ama e, em vez de nos destruir, Ele nos deu uma segunda chance, enviando Jesus para nos libertar de nossos pecados (1 João 5:11).

Veja aqui: por que Deus se fez homem?

Deus merece nosso temor e respeito porque Ele podia exigir justiça e nos destruir mas Ele nos oferece perdão de graça. Mesmo sendo muito maior que nós, Deus se preocupa conosco. Ele quer nos abençoar, não nos destruir. O amor de Deus nos protege de Sua ira contra o pecado.

Veja também: o que a Bíblia ensina sobre adoração?

Quem Teme a Deus:

  • Quer agradar a Deus – vivendo de maneira santa e procurando descobrir a vontade de Deus para sua vida – Salmos 147:11
  • Evita o pecado – Deus odeia o pecado; Ele pode perdoar mas é errado continuar pecando sabendo que Deus não gosta disso; quem teme a Deus não vai querer testar os limites de Sua paciência – Provérbios 8:13
  • Perde o medo de outras coisas – Deus é muito maior que qualquer outra pessoa ou força neste mundo; o temor de Deus supera o medo de outras pessoas – Mateus 10:28-31

Descubra aqui: o que Deus fala sobre o medo?