O que significa "o mundo jaz no Maligno"?

Podemos encontrar esta expressão “o mundo jaz no maligno” em 1 João 5:19. A Bíblia ensina que o “mundo jaz no Maligno” porque todos que vivem no pecado, separados de Deus, estão debaixo da escravidão do diabo. Por causa do pecado, o mundo está contaminado pelo mal. Mas o diabo não tem poder absoluto sobre o mundo, porque Deus continua sendo soberano sobre todas as coisas. Somente podemos ficar livres do poder do diabo e do pecado através de Jesus.

1 João 5:18-19 ensina que todos aqueles que são salvos pertencem a Deus, mas o resto do mundo está debaixo do poder do Maligno. Só há duas opções: ou pertencemos a Deus, ou pertencemos ao diabo. Quem vive no pecado, sem ser salvo por Jesus, está debaixo do domínio do diabo (1 João 3:8).

Versiculo

O que significa jaz e maligno?

O apóstolo João está dizendo que, por causa do pecado original, o primeiro pecado, de Adão, que todos nós, seres humanos, nascemos com este DNA gerado pelo pecado original. Nascemos, portanto, espiritualmente mortos, precisando de um antídoto para curar isto. O Senhor, pelo Seu grande amor pela humanidade, deu Seu único Filho, Jesus, que foi e é a cura (João 1:12-13; João 3:16!

Como é o amor de Deus por nós?

Tudo isto leva ao “mundo jaz no maligno”, pois o mundo está repleto de pessoas que não conhecem a Jesus, não se arrependeram, não confessaram Seu nome.

Assim entendemos que o mundo está cheio de rebeldia contra o Senhor, incredulidade, orgulho, egoísmo, corrompendo assim, todos que ainda não obtiveram ou quiseram a cura.

Encontramos palavras semelhantes para o significado de “jaz”, como estar no chão, estar deitado, estar morto, imóvel, sepultado. Como vimos anteriormente, isto pode nos levar a compreensão de que, por causa do pecado original, o mundo está “estendido ao chão”, imóvel, morto espiritualmente.

Nesta perspectiva, se o mundo não se “curou”, com Jesus, portanto, está com DNA corrompido, só existe trevas, escuridão, sofrimento por causa do primeiro pecado.

Conforme o apóstolo João bem nos avisa, que fora de Cristo, então, há o maligno, o pai da mentira e quem não está com Cristo, está com o maligno (João 8:44).

O poder do diabo sobre o mundo

A Bíblia chama o diabo de “o príncipe deste mundo”. Seu domínio não é o inferno, mas todo lugar onde o pecado reina. O pecado é rebelião contra Deus, que é o rei legítimo sobre toda a criação, e o diabo é o líder da rebelião. Quando vivemos no pecado, rejeitamos Deus como nosso rei e nos tornamos escravos do diabo (Efésios 2:1-2). Por causa disso, o diabo tem poder sobre nosso mundo.

No entanto, isso não significa que o diabo tem poder absoluto sobre o mundo. Deus continua sendo o rei supremo sobre toda a criação. Ele permite que o diabo reine por um tempo sobre todos que vivem no pecado, mas Deus tem sempre a última palavra. O mundo jaz no Maligno mas Deus é maior que os dois.

Veja aqui: quem é o diabo?

A proteção para os nascidos de Deus

O mundo está debaixo do poder do diabo, mas quem é salvo não está. Quando uma pessoa é salva por Jesus, nasce de novo e tem uma vida diferente, vinda de Deus, livre do pecado. Por isso, não precisamos ter medo do diabo. Deus está nos protegendo.

Veja também: o que a Bíblia fala sobre a proteção de Deus?

Nascer de Deus significa mudar de vida. Quem é salvo não vive mais para o pecado, mas vive para Deus. O poder do diabo sobre sua vida foi removido, porque agora pertence a Deus. O diabo ainda vai nos atacar, mas já não domina sobre nós (Efésios 6:10-11). Pelo poder de Jesus, podemos combater o diabo, vencer a tentação e viver uma vida livre do reinado do pecado. E, quando cometemos algum pecado, podemos pedir perdão a Deus e encontrar força nele para lutar contra a velha natureza. O amor de Deus nos transforma e protege da destruição do inimigo.