No mundo tereis aflições: estudo bíblico

O significado da palavra aflição é tribulação, angústia, pressão, dilema. Ninguém está isento de passar por aflições na vida tais como: doenças, lutas familiares, problemas econômicos e sociais, políticos, etc., mas Jesus prometeu que sempre estaria conosco, mesmo em meio às aflições.

Somente em Cristo e na paz que vem Dele podemos aprender a passar por aflições sem ficarmos ansiosos, preocupados, inseguros ou com medo. A vitória de Cristo sobre a morte superou tudo e por isso nossa fé Nele muda nossa maneira de superar as aflições quando elas vierem.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

João 16:33

Jesus conhece nossas aflições

A paz que Jesus nos dá não é algo que cabe na nossa mente. Está além da compreensão humana. Não é feita por homens, é dom do Senhor. A esta paz devemos nos agarrar e descansar, para assim confiarmos em Jesus, no meio das aflições.

Certamente você já passou por algum tipo de aflição ou está passando, mas você não vai perecer. Jesus disse para seguir firme, focado Nele, pois Ele venceu o mundo e Ele nos deixa uma orientação de como nós também podemos vencer, com o bom ânimo, determinação, coragem, fé na Sua Palavra.

1 João 5:4 diz: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Portanto, fé em Cristo e na Palavra de Deus.

Vivemos num mundo com situações diárias que nos afligem assim como afligiram também homens e mulheres no passado. Mas Deus sabe por onde vamos. E, às vezes, vamos ter mesmo que passar pelo “vale da sombra e da morte”. Entretanto, não vamos sozinhos, Ele vai com a gente. (Salmos 23:4).

Você também pode querer saber sobre: Vale da sombra da morte

Ele não nos deixa, pois, ao passarmos por algum tipo de tribulação, nosso modo de encarar seja diferente e, também possamos lembrar das palavras do salmista:

"Exultarei com grande alegria por teu amor, pois viste a minha aflição e conheceste a angústia da minha alma”.

Salmos 31:7

Se olharmos para o Salmo 31, temos uma prova que Deus conhece nossa aflição. Davi estava rodeado de conspirações malignas e tudo, aparentemente, estava indo mal para ele. Pessoas mais próximas dele queriam se afastar para não serem vistas com ele (Salmos 31:13).

Davi sabia no seu coração que Deus conhecia a sua aflição, por isso ele se alegrava na bondade do Senhor e o destaque aqui é a confiança de Davi em Deus, por mais difícil que a situação estava.

Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações.

Salmos 34:17

Por que o cristão passa por aflições?

A causa das tribulações e aflições na vida é devido ao pecado original cometido por Adão e Eva, que separou a humanidade de Deus. Todos nós sofremos e somos pecadores por causa desse primeiro pecado, mas Jesus nos libertou e restaurou nosso relacionamento com o Senhor.

Na Bíblia temos algumas ilustrações a respeito de pessoas justas que passaram por aflições. Salmos 34:19 diz “muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”. O salmista compartilha as aflições da vida, em diversas áreas, mas ele tem a confiança e convicção que o Senhor livra o justo de todas elas.

As aflições são temporárias

Jesus venceu o mundo, venceu a morte, pagou o preço por nós cancelando assim a dívida do pecado e abrindo o caminho para nós da salvação e vida eterna. As aflições que passamos neste mundo são passageiras e não há nada que vai nos separar do amor de Deus (Romanos 8:39).


Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

2 Coríntios 4:16-17

Aqui estão algumas promessas do Senhor para todo aquele que tem sua fé firmada e confia plenamente em Cristo:

  • participar da árvore da vida (Apocalipse 2:7)
  • assentar no trono (Apocalipse 3:21)
  • quem vencer herdará todas as coisas (Apocalipse 21:7)
  • toda lágrima será limpa dos nossos olhos (Apocalipse 21:4)

Como manter o bom ânimo?

Temos muitas histórias bíblicas de lutas e sofrimento, guerras, mas temos também muitas histórias de milagres, livramentos, esperança.

Um exemplo de manter o bom ânimo foi certamente Davi. Ele, por muitas vezes, analisou sua alma e acalmou-a. Davi aprendeu a confiar e entregar tudo ao Senhor, confiando em Suas promessas, na Sua Palavra.

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.

Samos 42:5

Podemos manter o bom ânimo quando nos lembramos que fomos amados primeiro, que o Senhor é gracioso, deu Seu único Filho em nosso favor e tem interesse pela nossa vida. Nossa força vem do Senhor.

Portanto, sabemos que as aflições deste mundo (fome, perseguição, lutas, doenças) são uma realidade, entretanto, não esqueçamos que são passageiras e que o Senhor sempre tem o melhor para nós.

Temos a promessa do Senhor que não estamos sozinhos. “eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mateus 28:20).

A aflição é certa, mas devemos entregar tudo nas mãos do Senhor. Ele nos tem nas palmas de Suas mãos (Isaías 49:16) e nos lembremos das palavras do apóstolo Paulo:

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Filipenses 4:6-7

Você também pode querer saber sobre: tudo coopera para o bem de quem ama a Deus