Um cristão pode ouvir música secular?

Sim, um cristão pode ouvir música secular. A Bíblia não diz em lugar nenhum que não podemos ouvir música secular. Cada pessoa deve seguir a sua consciência sobre que música deve ou não deve escutar.

O que é música secular?

Antes de falarmos propriamente sobre o termo música secular, uma definição inicial de música pode ser caracterizada por uma arte que combina sons com uma sequência agradável no qual o compositor coloque as suas ideias, seus sentimentos, suas perspectivas de moral e ética.

A música consegue penetrar na alma do ser humano, pois mexe com as emoções. Mas não só: ela pode influenciar a nossa maneira de pensar, de ver as coisas, de nos associarmos a um grupo ideológico, etc.

Quando falamos em música secular, de maneira simples, podemos dizer que é toda a música que não fala diretamente de e sobre Deus, dos princípios bíblicos, porém não traz nada, de maneira aberta, que fere valores associados ao Cristianismo e a Bíblia. Portanto, a música secular, de modo geral, abrange as áreas da vida que o Senhor criou, entretanto, devido ao pecado, existe uma distorção e uma forma de pensar corrompida pelo homem.

Ao lermos a Bíblia, não encontramos nenhuma indicação que não possamos ouvir música secular ou músicas que chamaríamos de “música sagrada”. Esta dualidade foi criada pelo homem. Temos sempre de lembrar do “bom senso” ao que tipo de música convém ouvir, mas não há uma proibição imposta na Bíblia sobre isso.

Música secular é do diabo?

Não, música secular não é necessariamente trabalho do diabo. Existem músicas com uma mensagem muito ruim, que servem mesmo ao diabo, mas há muita música secular que é bonita e não é má. É errado ser radical e proibir toda a música que não seja religiosa. Deus, em Sua infinita misericórdia, deu o dom de fazer boa música a muitas pessoas que não O conhecem. Alguns pervertem esse dom e fazem música cheia de mensagens erradas, mas muitos outros usam o dom de forma inocente, apenas para criar algo belo.

Veja aqui: o que Deus diz sobre a música?

Só porque uma música vem de uma pessoa que não é cristã, isso não significa que é ruim e que não devemos escutar. Pouca gente tem problema com música clássica, mas muitos compositores clássicos eram homens perversos, sem temor a Deus. Também há canções cristãs lindas que foram compostas e escritas por pessoas não cristãs. Uma canção pode ter origens ruins e ainda ser usada por Deus (1 Coríntios 1:28-29).

Escutar música “do mundo” é pecado?

Não, escutar música que não é religiosa não é pecado. A mesma canção pode inspirar uma pessoa a atos maus e outra a louvar a Deus! Isso acontece com todos os gêneros musicais, com e sem letra. Pecado não é ouvir a música, pecado é deixar a música lhe afetar de maneira ruim.

Leia aqui: ouvir Rock é pecado?

Quem tem Jesus no seu coração não precisa de regras dizendo “você não pode ouvir essa ou aquela música” (Colossenses 2:20-23). Há música que quando ouvimos, sabemos que é má e não sentimos bem escutando. Quando você sente isso, é melhor não escutar. Mas a mesma música que é má para você pode trazer uma mensagem profunda para outra pessoa. O melhor é não condenar os outros pela música que ouvem.

Deus não nos tirou do mundo. Não podemos viver totalmente isolados de tudo que está lá fora (João 17:18). Podemos apreciar uma música pela sua técnica, sem concordar com o seu autor nem com a sua mensagem. Em Cristo temos a liberdade de apreciar o que há de bom no mundo sem nos contaminarmos com o pecado.

Veja também: dançar é pecado?

Música secular também é um meio muito bom para conversar com outras pessoas que não são crentes. É um ponto em comum, que ajuda a quebrar barreiras de medo e preconceito. Tal como Paulo não teve problema em citar filósofos pagãos para se ligar com o povo, nós também não devemos ter medo de usar a linguagem que o mundo entende para passar a mensagem de Cristo.