Um cristão pode ter amigos não cristãos?

Sim, o cristão pode ter amigos não cristãos. Ser cristão não significa se isolar do resto do mundo. Mas o cristão deve avaliar cada amizade para ver se é saudável. Não é bom manter amizade com pessoas que têm uma influência muito negativa em sua vida.

A Bíblia não proíbe de maneira nenhuma a amizade com outra pessoa só por não ser cristã. Se assim fosse, muitos cristãos teriam de cortar relações até com pais, irmãos, filhos e cônjuges! Isso não dá. Não podemos nos isolar emocionalmente do resto do mundo.

Deus não nos tirou do mundo (João 17:15). Por isso, ainda temos de interagir com pessoas de outras crenças. Na verdade, é bom ter amigos cristãos e amigos não cristãos. Os amigos cristãos podem ajudar a nos manter no caminho correto e os amigos cristãos podem dar perspectivas novas e nos ajudar a entender outros pontos de vista.

A amizade é um testemunho

A forma como amamos nossos amigos não cristãos pode ser um grande testemunho! Que outra maneira melhor existe de revelar o amor de Jesus, senão no amor aos amigos? A amizade pode ser muito mais poderosa que qualquer pregação. Muitas pessoas têm sido salvas graças à amizade sincera de amigos cristãos (Provérbios 17:17).

Não podemos apenas nos aproximar de pessoas não cristãs apenas para evangelizar. Pregar o evangelho é importante mas nós também devemos refletir o amor e a graça de Deus em tudo que fazemos. Isso inclui nossas amizades, quer com cristãos, quer com não cristãos. Esse deve ser o objetivo todas as nossas amizades.

Veja também: o que amizade verdadeira na Bíblia?

Nem toda a amizade é boa

Existem amigos que não são bons de ter. Mas isso não acontece apenas entre os amigos não cristãos. Há bastantes pessoas que se identificam como crentes que também não são boas influências. Por isso, cada cristão deve escolher suas amizades com sabedoria.

Como reconhecer amigos perigosos?

Um amigo perigoso é um amigo que é uma má influência em sua vida (1 Coríntios 15:33). Seja cristão ou não, é bom evitar esse tipo de amizade. Existem alguns sinais que um amigo ou grupo de amigos é uma má influência:

  • Leva você a pecar - você sabe que com aquele amigo você não vai resistir à tentação e vai fazer coisas erradas - Salmos 1:1
  • Tira você da igreja - o mau amigo afasta você de outros cristãos e atrapalha você de ter comunhão com Deus
  • Enche sua cabeça de coisas ruins - sua atitude e ações se tornam mais negativas e viradas para coisas erradas com aquele amigo
  • Põe você em situações comprometedoras - o mau amigo torna você cúmplice de coisas erradas

Esse tipo de amizade é muito perigosa, por isso é bom evitar a companhia desses amigos. Tanto entre cristãos quanto entre não cristãos, você vai encontrar amigos bons e amigos ruins. Escolha a companhia dos amigos bons.